A Casa das Artes encheu para assistir ao espectáculo “Nós e laços”, com concepção de Ana Isabel Vigário, professora de Dança da Didáxis, produção de Irene Alferes, presidente da direcção pedagógica da Didáxis de Riba de Ave e interpretação de alunos, pais e professores.
Para Ana Isabel Vigário “Nós e Laços” fala do “poder dos sonhos individuais e colectivos e do papel da escola – a nossa, em particular – na sua concretização”. “Este musical, que envolve a participação de mais de duzentos alunos, encarregados de educação e professores da nossa escola, pretende constituir uma homenagem a todos os que ousam questionar, ambicionar e lutar por aquilo em que acreditam. Fala de “Nós”, os desafios que enfrentamos, “Nós”, gente de todos os tempos e idades que queremos ser felizes, de “Nós”, a Didáxis, lugar de afectos e emoções”, explicou.
No final do espectáculo, Irene Alferes estava visivelmente emocionada. “Estamos todos de parabéns porque todos participamos: alunos, pais, professores, direcção. Foi uma noite inesquecível, mágica, digna da efeméride que assinalamos. Este espectáculo é uma produção generosa e entusiasmada dos alunos e professores da Didáxis e é dedicado a toda a nossa comunidade educativa”, contou. “Desde 1975 que a Didáxis vem exercendo a nobre missão de educar e formar jovens da nossa região, contribuído, deste modo, para o desenvolvimento das comunidades da nossa terra. Como celebramos o 35º aniversário, quisemos partilhar as nossas alegrias com todos os nossos alunos e encarregados de educação que, afinal, são a nossa razão de sermos escola”, acrescentou a presidente.
Durante meses a ideia foi sendo gerada e acarinhada. E nas últimas semanas centenas de actores, músicos, bailarinos ensaiaram incansavelmente para que o espectáculo seja uma metáfora apoteótica de “Nós”, Didáxis – um pequeno universo onde habita o saber, a ciência, a arte, a partilha, o afecto, que estão unidos por “Laços” muito fortes.
Filomena Lamego
Sem comentários:
Enviar um comentário