Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Acabou-se o tabu e…

a casinha da Juventude vai crescer

Esta Câmara não tem emenda!!! Vai candidatar a fundos públicos a requalificação do imóvel municipal onde funcionou o Colégio Camilo Castelo Branco para ali instalar a Casa da Juventude. Acabou um dos últimos tabus de Armindo Costa! É a grande virtualidade da notícia.

A Casa da Juventude sai da escola primária e… entra no secundário. E assim se perde uma excelente oportunidade de Famalicão estimular a participação cívica e a cidadania, abrindo aquele imóvel municipal a todos. A proposta que um grupo de socialistas famalicenses fez, em Março último, para ali instalar a Casa da Cidadania foi alguma vez ponderada? Duvido. Saiu de outras meninges e tudo o que cheira a oposição está condenado ao inferno do cesto dos papéis. Assim sempre dará para uma patuscadas jota ou umas noitadas rave. Mas, infelizmente, perdem também os eleitos locais, as associações (incluindo as juvenis!) e o próprio município, pois a Assembleia Municipal continuará a funcionar sem condições minimamente adequadas.

Por que não fazem a Casa da Juventude no espaço reservado ao (adiado) Centro de Estudos do Surrealismo, com terreno cativo no projecto do parque da cidade?

A menos que queiram “domesticar” os jovens famalicenses, amordaçando-os fora das horas de expediente, ou ter no ex-Colégio Camilo um retiro recreativo-cultural permanente para meninos de coro, como vai Armindo Costa compatibilizar os baixos níveis de ruído exigidos, normalmente, nas imediações de igrejas abertas ao culto e hospitais com uma Casa da Juventude com programação regular da qual constam actividades tipo concertos, salas de gravação, incubadoras de empresas jovens, etc. No mínimo, é uma localização pouco católica!

Eu estou a favor da Casa da Juventude, atenção!, mas não naquela localização. Os jovens de Famalicão precisam de outras condições e mereciam melhor do que… uma escola primária em ponto grande.

Amanhã, se puder, lá estarei na apresentação oficial de mais esta “grande obra” para o “grande concelho” de Armindo no país das maravilhas. Mas, não vai ser fácil convencerem-me, não.

À tarde, aguardarei, com redobrada curiosidade, pelo que o PS terá a dizer aos famalicenses sobre o desfazer deste tabu camarário, à margem da conferência de imprensa para, alegadamente, acordar a opinião pública local para as privadíssimas parcerias que por cá estão a incubar. Outros negócios…
Carlos de Sousa

Sem comentários: