Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

É o lixo, senhor vereador, é o lixo (4)

Ontem era Domingo, mas isso não impediu que um morador, ou mais, do prédio onde habito, depositasse o seu lixo no ponto de recolha, conforme a imagem, tirada hoje de manhã, documenta; como se pode ver, tudo a monte, apesar de haver dois ecopontos a menos de 50 metros do local. Porque o fez/fizeram? Ignoro, mas é fácil adiantar três razões: falta de civismo, ausência de incentivos e impunidade.

A falta de civismo é um mal que grassa na nossa sociedade, ante a indiferença de quem pode, e deve, promover acções de informação e sensibilização. Há, creio, por detrás dessa indiferença, o temor dessa gente a cidadãos informados dos seus deveres, mas também dos seus direitos.

A ausência de incentivos a quem reduz, reutiliza e contribui para a reciclagem, também ajuda bastante os maus comportamentos: afinal, cumprir, para quê, se pagamos todos o mesmo valor, independentemente do volume e da natureza do lixo que depositamos à porta?

A impunidade é, talvez, face à falta de civismo, o maior problema. De facto, o que é que acontece a quem prevarica, nesta matéria, neste concelho? NADA! E mesmo que, por algum estranho acaso, a Polícia Municipal levantasse auto, a coima mínima é tão ridícula que não consegue dissuadir ninguém.

Senhor vereador: dispõe ainda de quase três anos para fazer o que não foi feito. Acha-se capaz da tarefa? Tenho cá para mim que a resposta será negativa.

Carlos de Sá


Sem comentários: