Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Professores moçambicanos na Didáxis

“Muito obrigada. Forma muito generosos. Os alunos e professores da Didáxis sabem dar”. Formam estas as últimas palavras dos professores moçambicanos que durante duas semanas efectuaram um estágio, em Língua Portuguesa e Matemática, na Didáxis de Riba de Ave. A comitiva era composta por seis professores e representantes do Ministério da Educação de Moçambique.

Este estágio foi mais uma parceria com a Universidade de Aveiro, no âmbito do Projectos Pensas. Trata-se de uma modalidade de formação que tem por base a transferência de saberes usando a ideia de “aprender, fazendo” e da transmissão de boas práticas.

A Cooperação Portuguesa em colaboração com o Ministério da Educação criou uma Rede de Escolas em Moçambique que contempla pelo menos uma escola em cada província. Cada escola está equipada com um laboratório de informática com 20 computadores ligados permanentemente à internet servindo de centro de acesso ás escolas vizinhas. Este espaço foi concebido para permitir uma maior interacção entre as escolas, que poderão usufruir de materiais de aprendizagem e ter acesso às novas tecnologias. Este projecto pretende envolver permanentemente cerca de 25 mil alunos e professores.

Ao longo dos últimos cinco anos, professores portugueses formados pelo PmaE/Universidade de Aveiro e professores moçambicanos têm colaborado no desenvolvimento de uma metodologia de aprendizagem com recurso à tecnologia.

Neste contexto, o Ministério da Educação de Moçambique seleccionou de entre os professores da rede de Escolas Pensas três das área da Matemática e outros tantos da área de Português, que durante duas semanas acompanharão o decorrer das aulas destas disciplinas na Didáxis de Riba de Ave. “Estes professores estarão na sala de aula com colegas portugueses fazendo uma preparação das aulas e dos diferentes materiais, agindo como se fossem os docentes responsáveis por estas turmas, sendo supervisionados por professores da Universidade de Aveiro”, explicou António Batel Anjo, coordenador geral do Projecto Pensas.

Para a presidente da direcção pedagógica da Didáxis de Riba de Ave, Irene Alferes,

Rosa Gove, Silvério Zalava, Inácio Sigaúque, Teresa Fabião, Carlos Nhantumbo e José Tinga confessaram que a expectativa era muito grande, mas foi superada. “Queríamos levar connosco o mais que pudéssemos para partilharmos com os que ficaram”.“E levamos muitos materiais, muitas práticas pedagógicas inovadores e muitas amizades”. Os dias de muito frio que passaram em Riba de Ave foram aquecidos pela “generosidade e pela disponibilidade de todos”.

Aquando da cerimónia de acolhimento, José Fernandes, presidente da Didáxis, e Irene Alferes, presidente da direcção pedagógica da Didáxis de Riba de Ave, afirmaram que a língua portuguesa une os dois povos e seria uma mais-valia para todos a partilha de experiências.


Sandra Ribeiro Gonçalves

Sem comentários: