Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

14.ª Feira das Colheitas em Gavião

A Paróquia de Gavião irá levar a efeito nos próximos dias 19 e 2 de Outubro a XIV Feira das Colheitas, cujo objetivo é, em primeira análise, manter a tradição criada com as edições anteriores.
O programa apresenta motivos mais que suficientes para que nesse fim-de-semana todos os Gavienses e porventura muita gente do concelho de Famalicão possam visitar a freguesia de Gavião e participar numa iniciativa, que para além do objectivo atrás referido, se baseia numa componente cultural e tradicional do nosso povo, muito forte, o que leva os organizadores a pensar em mais um sucesso igual aos anos anteriores.
Assim: no Sábado, dia 19 de Outubro, teremos este ano, pelas 15,30 horas o 3.º cicloturismo Feira das Colheitas, organizado pela associação Milho D´Oiro; 21 horas, a atuação do Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião. Às 21,45 horas a Tradicional Matança do Porco. Cerca das 22,45 horas haverá o Concerto da pelo Grupo Musical FammaShow que terminará cerca da 1 hora.
No Domingo, dia 20 de Outubro, teremos a Feira propriamente dita. O seu início será por volta das 9 horas, terá a participação das pessoas da paróquia, organismos e associações da terra e a forma de venda pretende-se que seja de todo igual ao que acontecia nessas feiras que pertencem à tradição do nosso povo. Haverá a mais variedade de produtos há venda  
Para animar o ambiente, nada melhor que o 14.º Encontro de Concertinas e Cantares ao Desafio e o 1.º Encontro de Acordeões, que de tarde, a partir das 14,00 horas, irão deambular pelo recinto e pelo palco interpretando as bonitas modas folclóricas acompanhadas pelo picante vocabulário próprio dos cantares ao desafio.
O produto da venda daquilo que as pessoas e as associações levarem para a feira e que em princípio serão eles próprios a vender, reverterá então para a Paróquia, à semelhança dos anos anteriores.
De referir ainda que no local funcionará uma barraca que irá servir jantares na noite de Sábado e almoços no Domingo, bem como, os deliciosos petiscos próprios destas ocasiões, e onde não faltará o bom vinho. No nosso ‘restaurante’ não faltará os Rojões, as papas e o bolo com carne. Um bom motivo portanto para que todos aqueles que gostam destes ambientes, se venham divertir nos dias 19 e 20 ao Adro da Igreja de Gavião, contribuindo assim para as obras da Paróquia e revivendo momentos que muitos irão recordar com saudade.
A Feira das Colheitas surgiu no ano 2000 organizada pela Paróquia de Gavião como campanha de angariação de fundos para o restauro da Igreja Paroquial. Ao longo destes 13 anos os objetivos foram alcançados e criando raízes em Gavião esta Festa.
Depois da obras realizadas no restauro da Igreja Paroquial, a XIV Feira das Colheitas é uma campanha realizada pela Paróquia para angariação de fundos para o pagamento da divida da obras realizadas e ao mesmo para futuras obras.
Ana Filipa Ribeiro


Sem comentários: