Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Presidente da Câmara cria Dia de Atendimento ao Cidadão

Medida foi anunciada esta manhã num pequeno almoço com os órgãos de Comunicação Social

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão criou o Dia de Atendimento ao Cidadão. A medida foi anunciada esta manhã por Paulo Cunha, num pequeno almoço realizado com os meios de Comunicação Social, no Parque da Devesa. O autarca revelou que o seu executivo reserva as manhãs de quarta feira para ouvir os munícipes, num exercício de proximidade para com o cidadão que o novo autarca do concelho vê como essencial ao exercício democrático. “Faz parte das tarefas de um presidente de Câmara ouvir os munícipes, dando uma especial atenção humana aos seus problemas individuais e às suas reivindicações”, assinala Paulo Cunha, assegurando que o executivo por ele liderado em circunstância alguma tratará os  cidadãos de forma abstracta e insensível.

A decisão do Presidente da autarquia famalicense em abrir os gabinetes do executivo à comunidade é particularmente significativa no contexto social atual, em que muitos cidadãos se encontram em situação particularmente sensível e sentem necessidade de partilhar os seus problemas e de perceberem as possibilidades de apoios dentro dos programas municipais disponíveis. Paulo Cunha não rejeita a atenção aos seus munícipes e garante “que os gabinetes da sua equipa autárquica vão estar sempre disponíveis para ouvir as pessoas e para as ajudar na medida do possível”.

“Tenho para mim que o exercício do poder autárquico tem que ir além da frieza das normas e regulamentos burocráticos e não pode negar uma atenção permanente, uma palavra amiga e até, quando necessário, um gesto mais afetuoso aos cidadãos, principalmente àqueles que atravessam um período mais delicado das suas vidas”, assinala o novo Presidente da Câmara de Famalicão que diz ter percebido “muito bem” a importância de manter uma proximidade e cumplicidade com os cidadãos no decurso da recente campanha eleitoral. “Muitas pessoas vieram ter comigo apenas para dialogar, outras vezes para sinalizar construtivamente uma situação e muitas vezes apenas para trocar algumas impressões sobre a cidade e a sua freguesia. Percebi o quanto esse diálogo era importante para elas e o quão importante pode ser para quem gere a coisa pública”.

Paulo Cunha aproveitou ainda a ocasião para anunciar um ciclo de visitas a empresas famalicenses com boas práticas empresariais. Com esta iniciativa, o autarca pretende “premiar a criatividade e a audácia dos empreendedores famalicenses, particularmente dos mais jovens, estimulando outros a lutarem pelas suas ideias”. O presidente da Câmara Municipal aproveitou a presença dos órgãos de Comunicação Social para realçar a sua importância “na divulgação dos bons exemplos e das boas práticas como um incentivo a uma postura social pró-ativa dos cidadãos e um estímulo à criatividade e à ação empresarial”.
Filomena Lamego

Sem comentários: