Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

I Congresso “Xadrez e Pedagogia”


“Xadrez e Pedagogia” foi o tema de debate do I Congresso que decorreu no Instituto Pedro Hispano, em Soure, entre os dias 11 e 12 de outubro.
O Núcleo de Xadrez da Didáxis, considerando a pertinência e a atualidade do tema, associou-se a este momento de reflexão e partilha de experiências.
“Xadrez vs Alunos com Necessidades Educativas Especiais”, “O xadrez no Sistema de Ensino Brasileiro”, “O Xadrez no Sistema do Ensino Cubano”, “Breve História do Xadrez Escolar em Portugal”, “Xadrez na Escola”, “Xadrez Curricular”, “Xadrez e Integração Social” foram os temas desenvolvidos ao longo dos dois dias.
As exposições dos ilustres conferencistas de vários países (Brasil, Cuba, Espanha e Portugal) e os debates que daí sucederam permitiram aprofundar conhecimentos sobre esta matéria e apontar aspetos a ter em linha de conta no ensino do xadrez. As várias experiências apresentadas evidenciaram as potencialidades e as vantagens da introdução do ensino do xadrez nas escolas.
Por promover o desenvolvimento de competências transversais, o xadrez terá sempre lugar no currículo, num Projeto Educativo que vise a formação de cidadãos críticos, ativos, autónomos, responsáveis, solidários e democraticamente comprometidos na construção de uma sociedade melhor.
A comprovar está a Declaração Escrita, aprovada no Parlamento Europeu, em 2012, que apela para a introdução do ensino do Xadrez nas escolas da União Europeia até 2014. Diogo Feio, Eurodeputado,afirmou mesmo ter assinado esta declaração por dois motivos: os alunos e a sociedade. Enfim, por considerar queo xadrez estimula a paciência, a persistência, a criatividade, a capacidade analítica, a tomada de decisão, o método, características essenciais para o exercício de uma cidadania adaptada às exigências do nosso tempo, numa sociedade em que as solicitações de consumo imediatistas são constantes.
Para terminar, não se pode deixar de salientar a oportunidade e a pertinência desta temática e congratular o Instituto Pedro Hispano pela realização desta iniciativa.

Professor responsável NX da Didáxis:
Mário Oliveira.

Sem comentários: