Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Curso de Ensino Profissional - Técnico de Qualidade, Calçado e Marroquinaria

A Didáxis, Cooperativa de Ensino ministra este ano lectivo o Curso de Ensino Profissional - Técnico de Qualidade, Calçado e Marroquinaria. Este curso enquadra-se na área de formação “Industrias dos Têxtil, Calçado e Couro”, considerada prioritária pelo Ministério da Educação para o NUT-Ave.
Como esta área de formação, não é tradição no nosso Concelho, a Didáxis, estabeleceu um protocolo com o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, em Felgueiras. Neste âmbito, as aulas de formação da componente tecnológica decorrem nos laboratórios do mesmo. Com este protocolo pretende-se, ainda, aumentar a qualidade e credibilidade do curso a fim de tirar proveito dos recursos materiais, equipamentos e tecnologia adequada, bem como do know-how dos recursos humanos.
Com intuito de clarificar, aprofundar e aproximar a teoria à prática, no dia 21 de Outubro, os alunos, acompanhados pela formadora Sónia Silva e pela Responsável do Departamento de Formação do Centro Tecnológico de Calçado de Portugal - Rita Souto, deslocaram-se à empresa de Calçado“DURA”, em Felgueiras, com o objetivo de visualizar o processo de fabrico de calçado.
A empresa Fábrica de Calçado Dura, Lda., foi constituída em 1962 em Felgueiras possuindo, como tal, uma longa história e experiência de produção de calçado para homem. Atualmente, produz cerca de 900 pares de sapatos por dia com 110 trabalhadores. O volume de facturação atingiu em 2012 os 6 milhões de euros.
A visita foi dirigida pelo responsável da empresa, Dr. Agostinho, que mostrou as várias secções de fabrico - Corte, Costura, Montagem e Acabamento, assim como as várias operações e maquinaria que envolve cada uma delas. Os alunos tiveram ainda oportunidade de visualizar o departamento de Modelação, Armazém de produto acabado e o Armazém de matérias-primas.
Na opinião da aluna Diana Saldanha, “a visita à empresa foi do maior interesse para os alunos, para conhecer e obter novas informações sobre as várias funções desempenhadas numa empresa da área do calçado e ainda sobre o mundo do trabalho.” A aluna referiu ainda que está a gostar muito do curso.
A formadora Sónia Silva, salientou “que estas visitas vão ser uma prática constante ao longo do curso e que a visita efetuada à empresa DURA foi de elevado interesse e proveito para os alunos uma vez que tiveram a possibilidade de observar as várias secções de fabrico de calçado. Todos os alunos se mostraram interessados e participativos durante a visita.”


Sem comentários: