Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Câmara de Famalicão avança para investimento superior a 2,5 milhões de euros em acessibilidades

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou hoje a adjudicação de um conjunto de obras municipais na área das acessibilidades que implicam um investimento de 2,5 milhões de euros e que vão responder a necessidades prementes do município.  As cinco propostas apresentadas nesta área na reunião de Câmara que se realizou hoje, 20 de junho, foram aprovadas por unanimidade pelo coletivo, reflexo do reconhecimento da importância das intervenções, que incluem  a construção de uma nova estrada na freguesia de Lousado, de ligação entre o Loteamento da Carvalhosa e a Estrada Nacional 14, para servir o novo armazém que a Continental MABOR está a construir neste local  com 41.000 m2, assim como as novas instalações industriais da LEICA, recentemente inauguradas. A empreitada terá um custo próximo do 1 milhão de euros e vai servir as zonas industriais de Lousado, Ribeirão e Vilarinho das Cambas.
 Incluída neste esforço de melhoramento da rede viária desta importante zona industrial, de onde saem os pneus Continental, as mais prestigiadas máquinas fotográficas do mundo, e algumas marcas de vestuário de referência como a GANT e a SALSA,  está a construção, pelo valor de 463 mil euros, de uma nova rotunda de ligação da Estrada Nacional 14, que liga Vila Nova de Famalicão ao Porto, às artérias municipais paralelas, onde estão situadas estas e outras empresas que, no seu conjunto, desempenham um papel importante na posição de Vila Nova de Famalicão como o município mais exportador do país a norte de Lisboa. Completa a intervenção nesta zona, a requalificação do caminho municipal Carvalhosa-Lousado que liga as atuais instalações fabris da MABOR aos novos armazéns em construção. Esta última intervenção foi adjudicada pelo valor de 483 mil euros.
 O pacote de investimento hoje aprovado abrange também a requalificação da Via Intermunicipal Famalicão-Vizela (VIM), entre as vilas de Joane e Riba de Ave, uma intervenção projetada para  repor as boas condições de circulação da estrada, que tem sido marcada por um preocupante nível de sinistralidade. A obra terá um custo total de 350 mil euros e  vai incidir na recuperação do piso, com particular incidência nas zonas mais desgastadas, na reparação dos rails de proteção, na limpeza das bermas e num acentuado reforço da sinalização horizontal e vertical e de outros elementos de segurança como basilagem, demarcação e guardas de segurança.
 A fechar este conjunto de obras no domínio das acessibilidades está a requalificação do Caminho Municipal 1101, que liga a freguesia de Landim ao concelho de Santo Tirso. Trata-se de uma via muito importante para as populações locais, sendo diariamente utilizada pelos alunos que frequentam o Instituto Nun’Alvres, situada nas Caldas da Saúde, concelho de Santo Tirso. A obra tem um custo de 364 mil euros e inclui a pavimentação da via e instalação de rede de saneamento básico e águas pluviais.    
 O presidente da Câmara , Armindo Costa, explica o avanço de tão avultado investimento pela saúde financeira de que goza o município, “resultado de uma gestão responsável  e criteriosa ao longo dos últimos anos”. Quanto às intervenções programadas, que deverão arrancar todas elas para o terreno até ao final do mês de julho, o autarca famalicense fala “de um investimento crucial para Vila Nova de Famalicão, que facilitará a vida de milhares de pessoas, assim como o trabalho de muitas e grandes empresas”. E concluí: “É um investimento crucial na qualidade de vida e na economia do concelho”.
Filomena Lamego

Sem comentários: