Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Crianças de Famalicão vão voltar a ter manuais escolares gratuitos

Pelo 12.º ano consecutivo, as crianças de Vila Nova de Famalicão do 1.º Ciclo do Ensino Básico terão os manuais escolares oferecidos pela Câmara Municipal. A abertura do concurso público para a aquisição dos manuais e fichas de apoio e respetiva autorização da despesa, que pode ir até ao montante de duzentos e quarenta e cinco mil euros, foi aprovada, por unanimidade, na última reunião de Câmara realizada na passada quarta-feira, 12 de junho.
 É um investimento no futuro do concelho, diz o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, para quem “investir na Educação é investir no futuro”. E acrescenta: “traduz a preocupação da Câmara Municipal pela aplicação de uma política de ‘Educação para Todos’, que contempla medidas e condições indispensáveis para o cumprimento de uma educação universal e gratuita”.
 A autarquia famalicense foi mesmo a primeira câmara do país a dar os livros escolares a todos os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, uma decisão inovadora assumida pelo atual presidente da Câmara logo no início do seu primeiro mandato, em 2002, e entretanto seguida por outras autarquias nacionais. “É uma medida educativa muito forte, mas é também uma medida de grande alcance social, que diminui os encargos das famílias com as despesas de educação dos seus filhos, e que ganha redobrada importância no contexto da atual crise que o país atravessa”, explica Armindo Costa.
 O edil famalicense explica também a razão por que a oferta dos manuais escolares se limita ao 1.º ciclo do Ensino Básico, que corresponde à antiga “escola primária”, afirmando que, este “é o nível de ensino que, juntamente com o pré-escolar, está sob a alçada direta das câmaras municipais, o que não acontece com os restantes, cuja responsabilidade direta é do ministério da Educação”.
 Para o ano letivo 2013/2014 serão beneficiadas cerca de 5.500 crianças famalicenses com esta medida.
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: