Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Banco de Livros Escolares de Famalicão estabelece parcerias no concelho

Armindo Costa salientou vertente social do projeto
O Banco de Livros Escolares, que funciona na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão vai alargar-se a todo o concelho, através da colaboração das Bibliotecas Escolares e também da Cruz Vermelha de Oliveira S. Mateus. A novidade foi apresentada nesta segunda-feira, durante o relançamento da campanha de recolha de manuais escolares 2013. O objetivo é facilitar a tarefa das famílias interessadas em doarem livros escolares ao Banco, explicou o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, evitando que tenham de se deslocar propositadamente à cidade.

De acordo com o autarca, a campanha “iniciada em Junho de 2012, tem-se revelado um verdadeiro sucesso, envolvendo toda a comunidade famalicense, num espírito de solidariedade e partilha”. Até ao momento já foram entregues mais de 1500 livros, beneficiando perto de uma centena de famílias, com filhos a frequentarem o 2.º e 3.º ciclos e o ensino secundário no concelho. De resto, é para estas famílias que se destina o Banco de Livros Escolares, às famílias com crianças a frequentarem o 1.º ciclo do ensino básico, a Câmara Municipal oferece gratuitamente todos os manuais escolares. “Foi uma medida pioneira que assumimos há 12 anos, e que hoje é seguida por vários municípios, sendo unanimemente elogiada”, salientou Armindo Costa.
Aproveitando a presença de uma comitiva do distrito de Lobata, S. Tomé e Príncipe, com quem Vila Nova de Famalicão está geminado, Armindo Costa adiantou ainda que o Banco de Livros Escolares é também um projeto social, “que dá oportunidade Às pessoas para participarem neste grande desiderato coletivo de afirmação diária de um concelho verdadeiramente solidário”. E acrescentou: “Queremos ajudar os famalicenses que mais precisam, mas queremos alargar esta ajuda às comunidades com quem temos laços de amizade, como é o caso de Lobata.” Neste momento e resultado da campanha do ano passado, o Banco de Livros Escolares dispõe de cerca de meio milhar de manuais que serão oferecidos, oportunamente, às várias localidades com quem Vila Nova de Famalicão está geminada.
Aos cerca de 25 professores bibliotecários presentes na cerimónia, Armindo Costa disse contar com o empenho de todos para que “este projeto cresça e dê resposta às famílias famalicenses mais carenciadas."
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: