Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Secretário de Estado considera “Famalicão Inclusivo” um exemplo para o país


O secretário de Estado do Ensino Básico de Secundário, João Grancho, teceu rasgados elogios à politica social da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, concretamente ao projeto “Famalicão Inclusivo”, que foi apresentado na passada sexta-feira, no Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide. João Grancho considerou mesmo o projeto “um exemplo que deve ser seguido por outros municípios”. “Os tempos são de alguns constrangimentos, mas com este tipo de lições até o governo aprende”, salientou acrescentando ainda que “não há política central capaz de substituir quem está próximo. Queremos seguir com atenção estes bons exemplos”, disse ainda o governante dirigindo-se ao presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa.
O projeto “Famalicão Inclusivo” é desenvolvido pela Rede Social e envolve cerca de 150 instituições famalicenses, pretendendo promover respostas adequadas para a inclusão social de todos os cidadãos, nomeadamente pessoas portadoras de deficiências, pessoas carenciadas financeiramente, idosos desfavorecidos, entre outras. Para isso foi criado um grupo de trabalho temático que já começou a trabalhar no terreno.
Neste âmbito, Armindo Costa considerou que “com este projeto do “Famalicão Inclusivo”, estamos a dar um grande avanço na luta pela justiça social e pela igualdade de oportunidades”. E adiantou: “Uma das prioridades do projeto é, precisamente, a inclusão de pessoas portadoras de deficiência. Para isso, foi já efetuado um diagnóstico atualizado sobre as respostas que existem no concelho a este nível e quais as principais lacunas sentidas pelos cidadãos e pelas instituições”.
O autarca sublinhou que “o combate à exclusão é um combate de igualdade, mas é sobretudo um combate de dignidade”. E acrescentou: “Com este programa vamos diagnosticar, mas vamos sobretudo procurar intervir, derrubando barreiras, partilhando boas práticas e fazendo circular informação. Vamos pois criar uma nova rede de partilha, criando conhecimento, promovendo sinergias e garantindo um futuro mais inclusivo.”
 Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: