Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nova Casa da Juventude de Famalicão vai ter incubadora de empresas


A nova Casa da Juventude de Vila Nova de Famalicão, que vai ficar instalada no edifício do histórico Liceu Camilo Castelo Branco, cujas obras de reabilitação deverão ficar concluídas até ao final do Verão, vai acolher uma incubadora de empresas para jovens empreendedores. A novidade foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, nesta quarta-feira, durante a sessão de encerramento do seminário “Criar, Atrair e Potenciar Talentos – Academia Inovação”, promovido em parceria entre o CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e a Microsoft , e que contou com a presença do secretário de Estado do Emprego, Pedro Roque. O edil famalicense convidou mesmo os jovens premiados com as melhores ideias de negócio que resultaram do programa “Academia Inovação” a ocupar os seus postos na incubadora de empresas. “Nós acreditamos na juventude! Nós acreditamos no seu potencial criativo, na sua capacidade empreendedora. O futuro é dos jovens, mas é nossa responsabilidade dar-lhes condições para que o agarrem com vontade e motivação, de forma determinada e construtiva”, salientou Armindo Costa.
Sobre a futura Casa da Juventude que está localizada junto aos Paços do Concelho, numa zona central da cidade famalicense, o autarca disse que “será um espaço privilegiado para o fomento da cidadania ativa dos nossos jovens, mas também para apoio ao desenvolvimento das suas ideias empreendedoras”.

No seminário foram apresentados os primeiros resultados do programa Academia Inovação, que envolveu mais de duas centenas de jovens e que, entre os que o completaram, atingiu uma taxa de empregabilidade de 48%. Quinze jovens empreendedores apresentaram individualmente os seus projetos em diferentes áreas. Foram premiados três: um em serviços tecnológicos, outro em turismo, e outro na industria têxtil.
Para Armindo Costa, “nos tempos que correm, estes são números muito interessantes e motivadores, que confirmam a área da formação profissional como a chave para o futuro do nosso país”, acrescentando que “essa é, de resto, uma preocupação recorrente em Vila Nova de Famalicão, que regista números muito animadores nesta área.” E explica: “A Rede Local de Educação e Formação de Vila Nova de Famalicão, pioneira a nível nacional, conseguiu desenvolver um trabalho concertado altamente meritório, que esbateu o preconceito que existia em relação ao ensino profissional, e que fez com que mais de metade dos nossos alunos que ingressam no 10º ano, optem já por esta vertente de ensino.”
Também o secretário de Estado do Emprego, Pedro Roque, elogiou o projeto Academia Inovação referindo que “é de grande interesse para o combate ao desemprego jovem, pois promove a integração no mercado, sempre com apoio personalizado”.
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: