Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Dinâmica associativa cresce em Ribeirão e Fradelos

A dinâmica do movimento associativo de Ribeirão e Fradelos está em crescendo, refletindo a vitalidade social destas duas freguesias do sul do concelho famalicense, as maiores do município em termos de área.
O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, esteve segunda-feira reunido com o movimento associativo destas duas localidades e a escassez de espaços de trabalho para as associações das freguesias foi um dos principais problemas abordados nos dois encontros.
Em Ribeirão, onde a Câmara entregou há poucos meses a antiga escola de Santa Ana do 1.º ciclo aos escuteiros, o presidente da autarquia foi confrontado com necessidade de mais espaço, dado o crescimento exponencial do núcleo que tem apenas um ano e é já o maior agrupamento da região com cerca de 200 elementos.O mesmo problema foi identificado em Fradelos, com a Associação Musical e Educacional de Fradelos, o Rancho Regional de Fradelos e a conferência Vicentina da freguesia a pedirem ajuda ao município em termos de espaços, para uma resposta mais ajustada às dinâmicas coletivas de cada coletividade.
Problemas que o edil acolheu com agrado, visto “traduzirem uma energia positiva das associações, refletindo também a saúde cívica das próprias comunidades”. Paulo Cunha deixou a garantia de uma atenção da câmara aos problemas enunciados, tendo inclusivamente deixado o compromisso para uma intervenção imediata nas situações menos exigentes em termos de obra. Este tem sido de resto o sentido dos encontros do Presidente da Câmara com os movimentos associativos das freguesias, que se realizam semanalmente em duas freguesias do concelho.
A interação institucional entre a Câmara, a Junta de Freguesia e a disponibilidade das próprias instituições de ajudarem a resolver os seus problemas e ajudarem-se umas às outras têm sido uma das consequências dos encontros. Paulo Cunha enaltece os resultados e assegura que vai manter esta política de abertura e de proximidade com as freguesias durante todo o período do seu mandato.
Filomena Lamego

Sem comentários: