Num artigo intitulado “Cinco tópicos para um Partido Socialista de 2010”, o dirigente local socialista defende que o PS em Famalicão deve “apontar ao futuro”, uma vez que, considera, “não é o momento para mais reflexão” sobre a derrota nas autárquicas de Outubro. Defende para a concelhia socialista uma estratégia que passa por cinco objectivos. São eles “ganhar, reorganizar, renovar, reagrupar e intervir”.
No capítulo da reorganização da estrutura local do PS, Pedro Cruz e Silva escreve isto:
“Não é segredo nem verdade mal escondida que o PS tem estado, nos últimos largos anos, refém de sindicatos de voto, cujos protagonistas (que não coincidem com os seus dirigentes) detêm uma autoridade partidária inversamente proporcional à sua credibilidade política. Por assim ser, o PS tem estado com os pés presos, numa espécie de lodo pantanoso, que já não só lhe dificulta o caminhar: impede-o totalmente. É, por isso, inadiável que se afronte este problema. Como? Impondo, por exemplo, a regra de que os militantes devem proceder ao pagamento das suas quotas até ao dia 31 de Janeiro de cada ano civil, independentemente de ser ano de eleições internas. A falta de pagamento tempestivo das quotas acarreta, nos termos estatutários, a exclusão do militante. Se assim for, o PS ganha uma fonte de financiamento regular e torna absolutamente transparente, como se impõe, a sua relação com os militantes. Só é militante do PS quem quer; e quem quer, sabe que tem que pagar, pessoalmente, as suas quotas”.
Para o articulista, o PS “deve estar (…) no cerne da vida real, junto dos empresários e dos trabalhadores, reunindo com os sindicatos e com os meios universitários, ouvindo as associações e acompanhando a vida social, cultural, económica, académica e desportiva local”. Este tipo de actividades deve ser permanente, salienta, fazendo-se “todos os dias do ano (…) e não a seis meses de cada eleição autárquica”.
Não esqueça: pode ler a versão integral do artigo na edição impressa do seu O Povo Famalicense.
Filomena Lamego
Sem comentários:
Enviar um comentário