Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sábado, 6 de março de 2010

Santa Casa da Misericórdia comemorou 136 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Famalicão assinalou hoje, em cerimónia solene realizada pela manhã, o seu 136.º anioversário.
Na sessão foram homenageados os antigos Provedores da instituição: Fernando Pimenta, José Mesquita Oliveira, Fernando Barroso e Mário Mesquita, que desde hoje passam a ter a sua fotografia afixada no edifício sede da Santa Casa da Misericórdia.
Em nome dos homenageados falou Mário Mesquita, que antecedeu o actual Provedor José Nogueira, para agradecer o gesto da instituição, que constitui um reconhecimento do trabalho feito ao longo dos anos por todos os que se voluntariaram. Mário Mesquita sublinhou que todos serviram com "amor, carinho e empenho" a instituição, fazendo dela uma das mais representativas do concelho.
José Nogueira aproveitou o aniversário para relançar o futuro da Santa Casa, adiantando que os novos desafios são a melhoria das condições das diversas valências da instituição, mas também a concretização de uma Unidade de Cuidados Continuados de longa duração no Lar Jorge Reis, em Outiz. Segundo o Provedor a instituição tem pendente uma candidatura que, a ser viabilizada pelo Governo, permitirá lançar o projecto pela via do financiamento público parcial.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, do Governador Civil de Braga e de um representante da União das Misericórdias. Precisamente o edil famalicense salientou a dimensão da instituição, e aproveitou para enaltecer o trabalho feito pelos Provedores. No entender de Armindo Costa o trabalho feito por cada um projectou uma "instituição viva, dinâmica, empreendedora, capaz de dar resposta aos sucessivos desafios que a sociedade tem colocado".

Sandra Ribeiro Gonçalves

Sem comentários: