Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Escritora Manuela Monteiro passou pela Didáxis

A Biblioteca da Didáxis recebeu a visita da escritora Manuela Monteiro. Os meninos e meninas do 1º e 2º Ciclos ouviram a escritora falar de “A Casa da Romãzeira”, a última publicação da autora, destinada ao público infanto-juvenil. “É um livro que se insere nas comemorações do 25 de Abril em Portugal e tem a finalidade de explicar às gerações mais jovens as motivações que estiveram na origem da Revolução dos Cravos”, explicou .
As ilustrações, da autoria de José Emídio, reflectem a coloração da plumagem do chapim real, à qual Manuela Monteiro associa o mês de Abril – “o mês azul e oiro”.
A história passa-se na Casa da Romãzeira, num lugar “onde é sempre Abril”. É uma casa escondida num jardim onde se esconde a árvore da Vida ou do Conhecimento, personificada na Romãzeira. O jardim parece envolver a casa, que encerra em si um segredo, protegendo-a. Um segredo que é guardado pelas sucessivas gerações de joaninhas que guardam a memória do tempo e da mudança.
Há também a presença de outra árvore – “a oliveira, de que não se sabe a idade”, que representa não só a paz mas também a permanência de um património histórico que é necessário preservar.
Outros elementos que se destacam na história são as duas joaninhas: a Joaninha-que-Voa e a Joaninha Menina, neta do patriarca da casa da Romãzeira e portadora do segredo da Casa, relacionado com a Revolução e o passado da Avó da Joaninha Menina…

Sandra Ribeiro Gonçalves

Sem comentários: