Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sábado, 1 de maio de 2010

Mário Martins afastado do Centro Emprego

Em nota enviada à imprensa o director do Centro de Emprego Famalicão, Mário Martins anunciou que cessara funções naquele organismo mostrando-se decepcionado pela forma como o processo que conduziu à sua substituição no Centro de Emprego foi conduzido.
Segundo o responsável não houve “a decência mínima para me porem ao corrente da situação” e foi mais longe ao afirmar que “aprendi no IEFP é preciso tirar sempre o chapéu ao chefe, mesmo que o chefe não tenha razão.”
Mário Martins diz mesmo ter tomado algumas posições incómodas sobre “os serviços partilhados que retiram capacidade às economias locais, a centralização de candidaturas (os resultados estão à vista, com candidaturas que há um mês e meio esperam resposta), questões com o pessoal que, decorridos quatro meses, estão ainda por resolver. “Atrevi-me” até a tomar posição sobre o sistema de avaliação, pelas injustiças que gera, e isso não terá caído bem aos “chefes”… Defendi os técnicos que, às vezes, são tratados “abaixo de cão” e isso é incómodo para alguns dirigentes.”
Mário Martins declara ainda que esta substituição não poderá ser pelos resultados de 2009 “um ano extremamente difícil – que as coisas correram neste sentido. O Centro de Emprego de Vila Nova de Famalicão foi um dos três centros da Região Norte a ter apenas um “vermelho” na concretização dos objectivos. Esse “vermelho” é o dos estágios profissionais”, com metas perfeitamente irracionais e onde quase todos os centros baquearam. Aliás não se percebem bem os critérios que levam à fixação de determinadas metas. Tudo o resto foi “verde” ou “azul”, atingindo-se ou superando-se todos os objectivos.”
Para o mesmo responsável “bastará uma análise simples e superficial para verificar os resultados do Centro de Emprego de Vila Nova de Famalicão, comparando-os com 2008: fizeram-se mais estágios, fizeram-se mais “POCS”, criaram-se mais empresas e postos de trabalho, receberam-se mais ofertas, fizeram-se mais colocações e mais “encaminhamentos”, “abrangeram-se” muitos mais desempregados! Os números falam por si e é só lê-los…”
A terminar Mário Martins sublinha “o trabalho não foi meu. Foi dos abnegados e competentes técnicos do Centro de Emprego de Vila Nova de Famalicão. Mas… Resultados são resultados!
Se não foi pelo trabalho desenvolvido, há-de ter sido por outras coisas que a minha inteligência não consegue explicar, numa sociedade democrática e responsável…”

Filomena Lamego



Sem comentários: