Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Questão Operária na I República

“A Questão Operária na I República: Historiografia e Memória” é o tema da próxima conferência do ciclo “As Grandes Questões da I República”, que vai realizar-se na próxima sexta-feira, pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado.
A conferência que terá como orador convidado o professor do Departamento de História da Universidade de Évora, Paulo Eduardo Guimarães, vai abordar o papel da classe operária durante os primeiros anos da República, nomeadamente as múltiplas formas de organização e a diversidade das correntes ideológicas, entre outros aspectos.
Paulo Eduardo Guimarães é actualmente professor de História Contemporânea de Portugal, de História Social, Económica e Política Contemporânea no Departamento de História da Universidade de Évora. Colabora ainda activamente no Mestrado de Estudos Históricos Europeus e no programa de Doutoramento em História daquela Universidade. É membro do Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais (U. Minho). Participa no projecto de investigação sobre o Movimento Social Crítico e Alternativo (MOSCA) em Portugal. É autor de "Indústria e Conflito no Meio Rural: os mineiros alentejanos (1858-1938)" (2001) e de "Elites e Indústria no Alentejo (1890-1960)" (2006).Tem artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais sobre história social portuguesa e sobre o movimento operário português durante a I República.

Filomena Lamego

Sem comentários: