Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Estágios Profissionais

Depois de ter lido no vosso jornal, as declaraçoes do dr Mário Martins sobre o centro de Emprego de vila Nova Famalicão, e concordando em 100% em tudo que foi dito por ele, gostava de ter uma oportunidade de revelar o que realmente são os estágios profissionais. Uma medida criada pelo governo, para promover o emprego, e a qualificaçao dos seus destinários, onde se cria um contrato de formaçao em contexto de trabalho, que as empresas transformam numa palhaçada total, e sei bem do que que falo.
Apesar de ter estagiado numa grande empresa, tive uma orientadora de estágio péssima, durante o meu periodo de estágio nunca me explicou, nunca me orientou, eu estava ali como uma autentica serviçal dela, o contrato que se assina de formação em contexto de trabalho é uma verdadeira fachada para o que realmente acontece, trabalha se como outro colaborador qualquer, ás vezes até mais, estamos lá aos desmandos de toda a gente, nunca ninguem me definiu um plano com os objectivos que devia atingir durante o estágio, ora num dia fazemos uma coisa, no outro já estamos a fazer outra totalmente diferente, sem ter acabado o anterior, e se não sabemos fazer não vem ninguem explicar como se faz, aliás até somos repreendidos. Estamos ali como mão de obra barata, já que a nossa bolsa de formação é comparticipada pelo governo. claro que compensa ás empresas admitir estagiários, fazem o que fazem um colaborador da empresa, e não têm direitos nenhuns, acabando o estágio que dura 12 meses vamos para casa semtrabalho, e apesar de se trabalhar um ano, nem subsidio de desemprego, nem nenhuma ajuda.
Claro que para o nosso lugar virá outro estagiário, e as empresas vão se mantendo à custa da exploração dos jovens. Se soubesse o que sei hoje, nunca teria aceitado o estágio, tenho a
certeza que como eu milhares de jovens passaram o que eu passei.

(Leitora devidamente identificada)

Sem comentários: