Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Partidos e militância

As maiores concelhias dos partidos do arco do Poder parecem estar concentradas em Vila Nova de Famalicão, ambas com mais de três mil inscritos cada. Isso não significa, nem de longe, um maior empenho cívico dos famalicenses, ou uma especial apetência destes pela militância partidária; estamos apenas em presença de gigantescos sindicatos de voto, dominados por eminências pardas de ambos os partidos, que assim procuram exercer lucrativa influência sobre os centros de decisão.

Vem isto a propósito da miserável participação eleitoral registada na eleição da Comissão Política local do PSD, no pretérito sábado: apenas quatro por cento dos inscritos fizeram uso da sua capacidade eleitoral activa. Muito pouco, mesmo tratando-se de uma eleição de lista única. Tão pouco, que Vítor Moreira não deixará de estar fortemente limitado no exercício do seu cargo, em razão da escassa representatividade se não estivesse já em razão do poder real que o "independente" presidente da autarquia detém, e a quem, em última análise, esta fraca participação confere maior poder.

Carlos de

Sem comentários: