Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 30 de março de 2011

WORKSHOP – “PÁSCOA TRÊS SABORES, VÁRIOS SABERES”

Nos próximos dias dezanove e vinte de Abril, realizar-se-á, na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, um Workshop intitulado: “Páscoa Três Sabores Vários Saberes”. Este evento enquadra-se num projecto, desenvolvido por um grupo de alunos do 12º ano, na Área Curricular não Disciplinar de Área de Projecto, concorrente à 9ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho, cujo tema norteador, para este ano lectivo, versa temáticas em torno da “Biologia – Ciências da Terra e da Vida”.

Conscientes de que o conhecimento científico deixou de fazer parte apenas do discurso académico, tornando-se, por isso, alvo de discussão e análise pública, o cidadão tem vindo a ser confrontado, cada vez mais, com questões como a co-incineração, a reprodução medicamente assistida, a eutanásia, o aquecimento global, a destruição da camada de ozono e o esgotamento dos combustíveis fósseis. Para podermos exercer a nossa cidadania de uma forma fundamentada, urge aprofundar determinados fenómenos naturais, que condicionam o nosso quotidiano.

Assim, os alunos de 12º ano propuseram-se criar as condições necessárias para que, nos dois dias, outros alunos possam contactar activamente com os caminhos sinuosos da Ciência, permitindo, deste modo, o enriquecimento do seu conhecimento científico.

Com o intuito de fomentar e despertar o espírito de investigação e tendo como pano de fundo o lema “a Ciências é para todos”, este projecto pretende trazer à escola os alunos, fora do tempo aulas, com vista à simulação do trabalho diário dos cientistas, em laboratório, estudando, experimentando, mas também interagindo com elementos da sua equipa. No dia dezanove de Abril, os alunos participantes, quer da nossa escola, quer de outras, trabalharão a partir de uma situação problema, em grupo e com a supervisão de alunos monitores. Pretende-se que levem a cabo a investigação proposta, passando pela formulação de hipóteses, recolha de dados, experimentação, discussão dos resultados, tirada de conclusões e, por fim, a divulgação da referida investigação. No dia vinte de Abril, por sua vez, os alunos participantes apresentarão os seus trabalhos a um júri, bem como à comunidade escolar.

Este workshop é o culminar de todo um trabalho que pretende desenvolver, nos alunos organizadores e/ou participantes, competências académicas e sociais imprescindíveis à formação de cidadãos críticos, socialmente responsáveis e intervenientes. A coordenar o projecto está Alice Compadrinho Ferreira.

Filomena Lamego

Sem comentários: