Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Famalicão vai participar no European Cycling Challenge 2013

Vila Nova de Famalicão é uma das doze cidades europeias aderentes ao European Cycling Challenge 2013, uma iniciativa desportiva e ambiental que decorre durante todo o mês de maio com o principal objetivo de sensibilizar a população para a utilização da bicicleta como principal meio de transporte. As cidades europeias oriundas de oito países vão concorrer entre si pelo título de localidade mais sustentável. O projeto é promovido pela cidade italiana de Bolonha e SRM _ Reti e Mobilitá spA  e é apoiado na plataforma digital de desporto Endomondo.com.
A autarquia famalicense desafia assim todas as pessoas que diariamente se deslocam no concelho a fazê-lo de bicicleta. Os participantes podem inscrever-se, individualmente ou em equipas. Para isso devem aceder ao portal oficial do evento em www.ecc2013.net, escolher a cidade pela qual vão concorrer e clicar em “Como participar”. A partir daí é só seguir as instruções. Todos os dias serão registados os trajetos efetuados pelos participantes com as distâncias percorridas e a quantificação de CO2 não emitido.
O desafio é limitado à categoria de ciclismo – uso da bicicleta como transporte – e apenas as distâncias percorridas sob esta opção serão consideradas: de casa para o trabalho, de casa para a escola, sair para fazer compras e qualquer outra viagem onde a bicicleta é usada em alternativa a outro modo de transporte (automóvel, moto, etc.) Os treinos com fins desportivos não serão admitidos.
A cidade que tiver percorrido o maior numero de quilómetros até 31 de maio à meia-noite será a vencedora do European Cycling Challenge 2013 e os diplomas de reconhecimento serão entregues e distribuídos a nível local aos ciclistas participantes.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, o principal objetivo desta iniciativa é, acima de tudo, “a promoção da mobilidade sustentável e consequentemente a melhoria da qualidade de vida no concelho, contribuindo ainda para a melhoria do ambiente”. E explica: “Trata-se de um desafio onde grupos de ciclistas urbanos medem as distâncias percorridas de bicicleta durante um mês, quantificando o CO2 não emitido em comparação com o seu comportamento habitual, para além de outro dados que caraterizam as viagens”.
O autarca refere ainda que se “trata de um projeto com grande interesse para Vila Nova de Famalicão, até porque vai permitir à autarquia ficar a conhecer os percursos mais utilizados pelos ciclistas, assim como, perceber o interesse e envolvimento dos famalicenses nesta causa”.
Entretanto, já foi criada uma página de facebook para ir acompanhando o evento. O endereço é www.facebook.com/DesafioEuropeuMaio2013.
Para além de Vila Nova de Famalicão participam neste evento as cidades de Bolonha (Itália), Dublin (Irlanda), Kaunas (Lituania), Lewisham (Reino Unido), Lille (França), Padova (Itália), Rimini (Itália), Tallinn (Estónia), Tartu (Estónia), Utrecht (Holanda) e West London (Reino Unido).

Sem comentários: