Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Armindo Costa assinala arranque da atividade nas Hortas Urbanas de Famalicão


O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, assinala amanhã, dia 18 de abril, pelas 11h30, o início da atividade das Hortas Urbanas de Famalicão. Numa visita de trabalho ao espaço que está localizado junto ao Parque da Devesa, o autarca irá verificar “in loco” os trabalhos desenvolvidos. No local, estarão também diversas pessoas a participar numa formação prática sobre agricultura biológica, promovida pela Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica em colaboração com o município.
Refira-se que as Hortas Urbanas são constituídas por 180 talhões, ocupando uma área total de implementação de 11.490 metros quadrados. Esta semana foram já distribuídos os talhões através de leilão.
Dos vários talhões atribuídos destaque para um com elevação entregue a um utilizador com mobilidade reduzida e dois entregues a associações. Referência ainda para as hortas solidárias (250 m2) dinamizadas pelo pelouro da Juventude e cuja produção se destina às lojas sociais do concelho. Existe ainda uma área (125 m2) destinada a uma horta pedagógica, que será dinamizada pelo Centro de Estudos e Atividades Ambientais, em conjunto com as escolas e jardins-de-infância do concelho.
De acordo com Armindo Costa “este é um projeto que pretende, acima de tudo, contribuir para o bem-estar dos famalicenses através do contacto com a natureza, ajudando na economia familiar, na sensibilização e respeito pelo ambiente e na disseminação de boas práticas agrícolas”.
Neste sentido, a autarquia em colaboração com a Agrobio está a promover um conjunto de aulas de formação básica em agricultura biológica, com uma duração de 16 horas, para todos os utilizadores das hortas urbanas, mas também para outros interessados. Ao todo, participam nas aulas de formação 207 pessoas.
Para além de uma aula teórica (4 horas) e de uma aula teórico/prática (4 horas), a formação inclui quatro aulas práticas (2 horas cada) que decorrem nas hortas. A formação arrancou a 12 de março e termina a 15 de junho, sendo que as sessões decorrem de forma intercalada (15 em 15 dias), para que se possam acompanhar os ciclos das culturas.
As formações têm um custo de 10 euros para os formando, sendo que a autarquia assume o custo das pessoas com carência económica (desempregados, por exemplo).

Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: