Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mostra de Teatro Escolar revela talentos escondidos

Quem pensa que os alunos de Famalicão passam o tempo todo na escola agarrados aos livros, engana-se! Na verdade, muito do tempo passado na escola é dedicado à aprendizagem do teatro, da música, da dança e das artes. Isso mesmo vai ficar patente entre os dias 15 e 18 de abril, com os alunos famalicenses a pisarem o palco principal da Casa das Artes, naquela que já é a V Mostra de Teatro Escolar de Vila Nova de Famalicão. Ao todo, sobem ao palco onze grupos de teatro escolar, envolvendo cerca de 300 alunos e professores das escolas do concelho. Os espetáculos são de entrada livre, esperando-se, por isso, a lotação da sala.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa “os principais objetivos desta iniciativa passam por promover, apoiar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais, divulgando o trabalho desenvolvido, no campo teatral, pelas instituições educativas do nosso concelho”. Através deste evento, pretende-se, ainda, “incentivar a arte do teatro entre os jovens alunos e, ao mesmo tempo, enriquecer o conhecimento daqueles que apostam nesta área”, acrescenta.
O primeiro grupo a apresentar-se é da Oficina de Teatro da Escola Básica 2,3 Júlio Brandão, com as peças “A Revolta dos Micróbios” e “O Cozinheiro de Oz”, no dia 15, pelas 14h30. Segue-se pelas 21h30, o 3.º ano do curso profissional de artes do espetáculo, do Externato Delfim Ferreira, com “O espírito do tempo” a partir de W. Shakespeare e R. W. Fassbinder. No dia seguinte, pelas 09h45 e pelas 14h30, apresenta-se o Grupo de Teatro do Curso de Animação Sociocultural, da Escola Profissional CIOR, com “Sem Medo, Serás Capaz!”, na primeira parte e “As Más Escolhas”, na segunda parte. Pelas 21h30, é a vez do  TEINA – Teatro Experimental do Instituto Nun’Alvres, com “À Descoberta de Sophia”.
No dia 17, pelas 10h00, sobem ao palco o grupo de alunos do Clube de Teatro – Educação Especial, da EB 2,3 de Ribeirão, com a peça “A Nuvem que não queria crescer”. Pelas 16h00, é a vez do Grupo de Teatro O Andaime, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco apresentar “Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente”. Pelas 21h00, sobem ao palco os alunos do Grupo de Teatro Duques e Cenas, da EB 2,3 de Ribeirão, com a peça “As viagens do Zé Latão”. Às 22h00, apresentam-se os alunos do Clube de Teatro da EB 2,3 de Pedome “Uma Porta sobre o Mar”.
No dia 18, pelas 10h00, é a vez do Núcleo de Teatro Didáxis S. Cosme e Riba d’Ave apresentar “Duas Escolas – Um Palco”. Segue-se pelas 15h00, “Os Amores de Pedro e Inês” pela Oficina de Leituras Encenadas (OLE) do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado. Por fim, pelas 21h30, apresenta-se “O Musical do Aladino e da Lâmpada Mágica”, pelo Grupo de Teatro ENSAIAR-TE do Agrupamento de Escolas D. Sancho I.
Refira-se que a iniciativa insere-se na Quinzena da Educação, que arranca nesta sexta-feira e decorre até 26 de abril, com inúmeras iniciativas.

Sem comentários: