Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 9 de abril de 2013

“Missão Recreio na Hora” desperta interesse nas crianças para a comunicação social

Os alunos do concelho de Vila Nova de Famalicão vão aprender como funciona a televisão, a rádio, a imprensa e a Internet. Vão saber como se produzem as notícias, porque existe a publicidade, qual o significado da palavra crise e compreender porque é que tudo isso está relacionado com o orçamento familiar. Trata-se da Missão Recreio na Hora, um projeto de literacia mediática e financeira, com caraterísticas únicas em Portugal, que vai percorrer as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do município famalicense. A primeira sessão decorreu já no Centro Escolar Louro/Mouquim e contou com a participação entusiástica das crianças. Até ao momento, estão inscritas 22 escolas do concelho envolvendo mais de 500 crianças.
 

Os meios de comunicação social, a televisão, a Internet, o cinema ou os videojogos, entre outras plataformas, têm um impacto significativo sobre os mais jovens, pelo que se impõe uma maior informação e conhecimento das mesmas. Explicar o que são os média e porque existem, a sua ligação com a publicidade e o significado das notícias servirá para educar, a médio e longo prazo, adultos com maior capacidade crítica e uma crescente vontade de participação na sociedade de informação. Em paralelo, é explicado como a rádio, os jornais e as revistas podem contribuir para o crescimento e aprendizagem das crianças de uma forma saudável e divertida.

As formações abrangem os alunos do 4º ano, decorrem dentro de sala de aula e são dadas por um jornalista profissional. A Missão Recreio na Hora é organizada pela LivingBetweenMedia, a primeira empresa em Portugal especializada em Educação para os Média que tem como objetivo implementar e desenvolver conceitos de literacia mediática, literacia financeira e de responsabilidade para o consumo.

Ainda no âmbito deste projeto, também os pais e os professores terão à disposição sessões de formação, nas quais receberão conselhos sobre como explicar as notícias, a publicidade e a crise às crianças e algumas dicas relacionadas com a mediação da utilização da Internet, dos telemóveis e dos videojogos.

Sem comentários: