Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Quinzena da Educação mostra o melhor das escolas em Famalicão

“Melhor Educação, Melhores Cidadãos, Melhor Comunidade”. É este o tema das I Jornadas Municipais de Educação, que decorrem nos dias 12 e 13 de Abril, no Centro de Estudos Camilianos, em Vila Nova de Famalicão. A iniciativa que pretende por um lado dar a conhecer a política educativa municipal e por outro lado promover o debate e a reflexão crítica, conta com a presença de mais de uma dezena de académicos.
As I Jornadas Municipais de Educação inserem-se na Quinzena da Educação, uma ação organizada pela Câmara Municipal de Famalicão e que vai decorrer entre 12 e 26 de abril. São quinze dias repletos de atividades que envolvem toda a comunidade educativa, na promoção, divulgação e valorização do projeto educativo concelhio.
Para o presidente da autarquia, Armindo Costa, “o município tem como prioridade estratégica assegurar o acesso de todas as pessoas a uma educação de qualidade a todos os níveis, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de iniciativa, de responsabilidade e de cidadania ativa. É neste âmbito que se insere a Quinzena da Educação, uma iniciativa que pretende ser uma montra do trabalho realizado pelas nossas escolas, que, por iniciativa municipal, se abre à comunidade, numa interação que pretendemos profícua e duradoura”.
Assim, para além das jornadas de educação, destaque para a realização da V Mostra de Teatro Escolar, que decorre na Casa das Artes, de 15 a 18 de abril, com a participação de onze grupos de teatro escolar, envolvendo no total cerca de 300 alunos e professores.
Entre 15 e 19 de abril, decorre nas instalações da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (CESPU) e da Universidade Lusíada, em Famalicão, a Semana Aberta, com uma mostra do ensino superior local, que se destina aos alunos do 11.º e 12.º ano de escolaridade.
Entretanto, depois do teatro é a vez de os alunos mostrarem o valem noutras áreas artísticas, como a música, a dança, a declamação ou as artes. Será, por isso, a vez da apresentação do V Sarau Cultural Interescolas, que se realiza dias 19 e 20, na Casa das Artes. O evento envolve 14 escolas do concelho, mobilizando perto de 350 participantes.
Referência ainda para a mostra pedagógica e de oferta formativa, que vai decorrer de 23 a 25 de abril, no Lago Discount, em Ribeirão, e que tem como objetivos “divulgar os projetos educativos e atividades desenvolvidas pelas diversas instituições educativas do concelho; promover o intercâmbio de experiências educativas entre as várias instituições e promover as potencialidades no âmbito do ensino/formação das Escolas Secundárias e Escolas Profissionais”. Por fim, no dia 26, realiza-se no Agrupamento de Escolas D. Maria II, o Encontro Concelhio das Associações de Pais.
Filomena Lamego

Sem comentários: