O Estudo de Impacte Ambiental do projecto da Variante à EN 14 está em discussão pública até ao dia 26 de Fevereiro. Secretário de Estado Paulo Campos garantiu à presidente da Câmara Municipal da Trofa que até ao final de 2010 o concurso da construção da variante será lançado.
"Há muitos anos que a Trofa esperava por esta obra" e ela finalmente chegou. Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, garante que a variante à Estrada Nacional (EN) 14 "é uma realidade" que começa a ganhar forma com o início, esta terça-feira, da discussão pública do Estudo de Impacte Ambiental que se estende até 26 de Fevereiro.
Estima-se que o investimento global será de 200 milhões de euros, numa obra que atravessará os concelhos da Maia, Trofa, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão. O traçado, que terá duas vias em cada sentido, vai ligar o nó do Jumbo, na Maia, ao nó da Cruz, em Vila Nova de Famalicão e na Trofa terá uma extensão de cerca de 10 quilómetros. Assim, a variante terá início junto ao Jumbo da Maia, passa a Nascente da EN 14, tem o primeiro nó, no concelho, junto à Transmaia, continua a Nascente entre a EN 14 e a A3, e terá outros nós no Monte Cabrito, em S. Romão do Coronado e Santiago de Bougado, Lemende em Covelas e Ervosa, em S. Martinho de Bougado, próximo da saída da A3. Depois passará o Rio Ave e seguirá para Poente, passando por Santo Tirso e continuando na zona do Lago Discount, em Vila Nova de Famalicão e termina no nó de Cruz.
A notícia avançada pelo "O Notícias da Trofa" adianta ainda que Joana Lima obteve do Secretário de Estado a garantia de conclusão da obra até 2013!
Uma grande vitória para os famalicenses, uma pesada derrota pessoal para Armindo Costa, cujos projectos nunca conseguiram convencer o ex-presidente da Câmara da Trofa, seu companheiro de partido.
"Há muitos anos que a Trofa esperava por esta obra" e ela finalmente chegou. Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, garante que a variante à Estrada Nacional (EN) 14 "é uma realidade" que começa a ganhar forma com o início, esta terça-feira, da discussão pública do Estudo de Impacte Ambiental que se estende até 26 de Fevereiro.
Estima-se que o investimento global será de 200 milhões de euros, numa obra que atravessará os concelhos da Maia, Trofa, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão. O traçado, que terá duas vias em cada sentido, vai ligar o nó do Jumbo, na Maia, ao nó da Cruz, em Vila Nova de Famalicão e na Trofa terá uma extensão de cerca de 10 quilómetros. Assim, a variante terá início junto ao Jumbo da Maia, passa a Nascente da EN 14, tem o primeiro nó, no concelho, junto à Transmaia, continua a Nascente entre a EN 14 e a A3, e terá outros nós no Monte Cabrito, em S. Romão do Coronado e Santiago de Bougado, Lemende em Covelas e Ervosa, em S. Martinho de Bougado, próximo da saída da A3. Depois passará o Rio Ave e seguirá para Poente, passando por Santo Tirso e continuando na zona do Lago Discount, em Vila Nova de Famalicão e termina no nó de Cruz.
A notícia avançada pelo "O Notícias da Trofa" adianta ainda que Joana Lima obteve do Secretário de Estado a garantia de conclusão da obra até 2013!
Uma grande vitória para os famalicenses, uma pesada derrota pessoal para Armindo Costa, cujos projectos nunca conseguiram convencer o ex-presidente da Câmara da Trofa, seu companheiro de partido.
Carlos de Sá