Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

VIM: chegou a hora de assumir responsabilidades

Está na Internet uma petição pelo arranjo da Via Inter-Municipal (VIM) que liga Joane a Vizela. À hora a que escrevo este post, conta já com quase 1500 peticionários, mas suponho que poderá contar com muitos mais. Construída com o auxílio dos dinheiros comunitários, aquela via, considerada de primordial importância para a região, tem sido sucessivamente ostracizada pelos seus promotores: a AMAVE e as Câmaras Municipais de Famalicão, Guimarães, Santo Tirso e (agora) Vizela.
Ninguém quer assumir responsabilidades numa estrada que é perigosa, mesmo em boas condições de piso, de resguardos e de sinalização - e nenhuma dessas condições se verifica! A ideia, avançada nos últimos tempos, de dividir a via em troços correspondentes ao território de cada Município, responsabilizando individualmente cada um deles pela sua manutenção, parece-me perigosa: não só inviabilizará a necessária rectificação das partes onde o seu traçado é uma verdadeira armadilha, como dificultará muito o necessário entendimento até para obras de conservação. Apesar de tudo, é melhor do que a irresponsabilidade actual. Mas uma pequeníssima unidade de gestão, sedeada na AMAVE e financiada pelos Municípios, poderia servir muito melhor os interesses de quem circula frequentemente naquela estrada. Seja como for, vale a pena lembrar aos senhores autarcas as suas responsabilidades, e exigir-lhes que deixem de sacudir a água do capote: vamos lá subscrever a petição aqui.
Carlos de Sá