Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Variante à N14: o essencial do estudo de AIA


Uma vez que o site da Câmara Municipal não tem informação técnica disponível acerca do projecto de traçado para a Variante Poente, O Povo Famalicense foi espreitar o portal da Agência Portuguesa do Ambiente e de lá extraiu os principais documentos: o resumo não técnico (clique aqui) e os mapas Norte e Sul da área do concelho.
Há opções em estudo, numa obra que poderá ter impactos significativos na paisagem de uma vasta área do concelho. O estudo pode ser consultado junto da Câmara Municipal, da CCDRN ou da APA, e o resumo não técnico em cada uma das Freguesias envolvidas.
Recorde-se que, no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental, está aberta a fase de discussão pública do projecto proposto até ao dia 26 de Fevereiro.
O traçado em discussão prevê que a nova via parta da freguesia de Jesufrei, passando pela freguesia de Arnoso Santa Maria e Santiago da Cruz, onde está prevista a construção de um nó de ligação com a EN 14 e a Auto-estrada A3. A via prossegue atravessando as freguesias de Vale S. Cosme, Mouquim, Louro e Gavião. Neste ponto está prevista a construção de um outro nó, que pretende ligar a Variante Poente à Variante Nascente. O traçado continua atravessando as freguesias de Outiz, Vila Nova de Famalicão e Calendário, prosseguindo por Fradelos e Vilarinho das Cambas, onde novo nó de intercepção está previsto, desta feita com ligação à Auto-Estrada A7. A via atravessa ainda as freguesias de Ribeirão e Lousado, onde o projecto prevê outro nó, que pretende servir a zona industrial, onde estão implantadas empresas como a Continental Mabor. A Variante Poente intercepta com o concelho da Trofa através de uma nova travessia, a nascente da actualmente existente.
Segundo informações tornadas públicas pela autarca da Trofa na semana passada, o Governo espera que até ao final do ano se lance o concurso público da empreitada, e que a obra esteja concluída em 2013. O investimento deverá rondar os 200 milhões de euros.

Sem comentários: