Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Emoção, participação e reconhecimento público na homenagem a José Casimiro da Silva

Cerca de duas centenas de pessoas marcaram presença na homenagem a José Casimiro da Silva, uma das personalidades famalicenses mais prestigiadas do século XX a nível local. A sessão promovida pelo município de Vila Nova de Famalicão decorreu na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e ficou marcada pela emoção, pela participação e pelo reconhecimento público.
Os convidados, entre os quais familiares, amigos e diversas individualidades locais, enalteceram o elevado sentido de serviço público de José Casimiro da Silva em prol do bem comum, cuja atuação foi bastante diversificada, desde o jornalismo à cultura, da solidariedade à participação política.
Por sua vez, o vereador da Educação e Conhecimento do município, Leonel Rocha, elogiou a dimensão empreendedora e interveniente de José Casimiro da Silva, cuja obra atravessou diversas áreas da sociedade, deixando vestígios importantes na vida do concelho. 
Estiveram ainda presentes representantes de diversas instituições ligadas direta ou indiretamente a José Casimiro da Silva, como a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão, o Rotary Club de Famalicão, os Bombeiros Voluntários de V. N. de Famalicão, a Santa Casa da Misericórdia, o Orfeão Famalicense, a Banda de Música e o Futebol Clube de Famalicão.
Na sessão solene, mereceu igualmente destaque a apresentação do opúsculo Versos: Rosas d’Espinho, de José Casimiro da Silva, a declamação de poemas pelos bisnetos de José Casimiro da Silva, acompanhados à guitarra e as atuações do Orfeão Famalicense e da Tuna Académica da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão.
A declamação de poemas da autoria de José Casimiro da Silva, pelos seus bisnetos constituiu um dos momentos mais emotivos da sessão.

Exposição biográfica e lançamento de livro

No arranque da sessão foi inaugurada a exposição biográfica “José Casimiro da Silva um jornalista famalicense” que reflete o seu percurso enquanto jornalista e cidadão famalicense ao serviço de uma comunidade, nomeadamente ao nível da sua intervenção na política local e em diversas instituições e associações. A mostra está patente na Biblioteca Municipal até ao final do mês de maio, tornando-se depois itinerante.
A exposição resulta de um extenso trabalho de investigação sobre a figura de José Casimiro da Silva realizado, sobretudo, a partir das coleções dos jornais «Estrela do Minho», onde Casimiro começou a colaborar em 1926, e «Estrela da Manhã» de que foi proprietário e diretor. Foram ainda consultados os fundos documentais de várias associações e instituições famalicenses, em cujos anais se inscreve o nome de José Casimiro. Emília Nóvoa Faria, na qualidade de responsável pela investigação e coordenação da exposição, agradeceu à família de José Casimiro da Silva “pelo seu incansável apoio e pela disponibilidade que sempre demonstrou. Sem este envolvimento familiar, a sessão de homenagem que hoje nos trouxe até esta Biblioteca para celebrar a vida de um grande famalicense, não teria, estou certa, o mesmo brilho.”
A homenagem ficou ainda marcada pelo lançamento do livro “A Imprensa Periódica Famalicense nos séculos XIX e XX”, editado pela Húmus com o apoio à edição da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
O livro A Imprensa Periódica Famalicense nos Séculos XIX e XX, é prefaciado por José Tengarrinha, um dos principais especialistas no domínio da história da imprensa portuguesa.
O estudo de investigação reúne 124 títulos de periódicos famalicenses, distribuídos por diversas categorias: jornais, revistas, boletins, números únicos, folhas de propaganda e anais.
No final foi servido um verde de honra, assistindo-se à distribuição por um ardina da edição especial do «Estrela da Manhã» que, rapidamente, se esgotou.
Filomena Lamego


Sem comentários: