Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Paulo Cunha aponta educação como caminho para atrair investimento

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão reafirmou hoje que a autarquia “está de braços abertos para assumir novas tarefas e novas responsabilidades” no processo educativo, com o envolvimento de todos os agentes educativos do concelho, como veículo para a valorização do território famalicense. Paulo Cunha interveio sobre a descentralização das políticas educativas, no arranque das II Jornadas Municipais de Educação, que decorrem esta sexta-feira no Centro de Estudos Camilianos em Vila Nova de Famalicão. “Uma das principais ferramentas para a elevação de um concelho e o progresso da sua comunidade é a formação dos seus concidadãos. E é de uma missão de educar que se trata quando se fala de Governo Local de Educação”, apontou o edil famalicense, sublinhando que “um processo participado é claramente um processo que tem melhores condições para ser bem sucedido”.
Paulo Cunha não tem dúvidas de que o sucesso educativo torna a comunidade mais valorizada, pelo que, na sua opinião, o principal argumento para a fixação de empresas no território famalicense é o nível de formação. “Ter uma comunidade bem formada e preparada para inserção no mercado de trabalho e uma comunidade capaz de enfrentar os desafios da atualidade é decisivo para cativar investimento. É absolutamente essencial para convencer aqueles que vêm de fora e querem investir no nosso território”, argumentou.
Cabe ao Governo a decisão de transferir mais competências na área da educação para os municípios, mas Paulo Cunha diz estar “convicto de que a disponibilidade demonstrada desde cedo pela Câmara Municipal de Famalicão poderá vir ser aceite pelos governantes”.

As II Jornadas Municipais de Educação decorrem até ao final do dia com a participação de vários responsáveis nacionais, entre os quais, a subdiretora da Direção Geral do Estabelecimentos Escolares, Isabel Cruz, o presidente do Conselho das Escolas, José Eduardo Lemos, e o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Jorge Ascensão, entre docentes, investigadores e responsáveis autárquicos.
Filomena Lamego

Sem comentários: