Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Famalicão promove homenagem às mães de famílias numerosas em maio

A homenagem às mães de famílias numerosas do concelho vai marcar o programa comemorativo do mês da família em Vila Nova de Famalicão. A iniciativa, agendada para dia 18, pelas 15h00, na Casa das Artes, faz parte do amplo e diversificado programa que a autarquia famalicense preparou para comemorar o mês da família que se assinala em maio.
Debates, conferências, workshops, palestras, exposições, ações de sensibilização e atividades artísticas e desportivas integram também as atividades programadas. “O objetivo é envolver o maior número possível de famalicenses de várias faixas etárias por forma a promover a intergeracionalidade e estimular os afetos e a partilha. Nos dias de hoje é importante reflectir sobre o conceito de família e esta é uma excelente oportunidade para isso”, nota o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.
A homenagem às mães de famílias numerosas pretende distinguir a mãe do concelho com mais filhos e atribuir menções honrosas às mães que tiveram mais filhos por freguesia. “Há sempre lugar para mais um” é o mote para esta homenagem que pretende enaltecer a importância da família e valorizar a realidade de uma família numerosa.
Das iniciativas previstas – todas com entrada livre – especial destaque também para o concurso da melhor fotografia de família que decorre até 15 de maio (envio de fotografias para o endereço familia@vilanovadefamalicao.org) e pretende eleger a melhor fotografia, convidando as famílias a desafiarem os limites da criatividade. O vencedor vai ser conhecido no dia 31, pelas 14h30, na Fundação Cupertino de Miranda, numa sessão que vai também exibir todas as fotografias a concurso.
Ainda a 15 de maio, Dia Internacional da Família, tem lugar o workshop “O que é isto da genealogia”, entre as 10h00 e as 12h00, no Museu Bernardino Machado.
Destaque também para a palestra “Duas de treta” (sessões nos dias 8, 15, 22 e 29), na Casa da Juventude, que visa o debate de ideias sobre temas como drogas sintéticas, distúrbios alimentares e sexualidade na adolescência. No dia 20, entre as 15h00 e as 16h00, tem lugar na Biblioteca Municipal a ação de sensibilização “A prevenção alimentar e comportamental”.
Do conjunto das atividades artísticas há ainda a realçar o atelier “Sentidos e aromas da horta”, dia 11, entre as 15h00 e as 17h00, no Parque da Devesa, com o cultivo de sementes e plantas, e a oficina para realização de fantoches sobre a família, dia 23, entre as 10h00 e as 11h30, no Museu da Indústria Têxtil.
O último dia do mês dedicado à família prevê a conferência “A família, a escola e a comunidade”, no auditório da CESPU, entre as 10h00 e as 12h30, e uma visita à exposição “Até onde a vista alcança – Desenho, Cruzeiro Seixas”, na Fundação Cupertino de Miranda. 
Filomena Lamego

Sem comentários: