Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 13 de maio de 2014

ENCONTROS REGIONAIS TEIP: “PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO: CONTRIBUTO DA EQUIPA MULTIDISCIPLINAR”

O Agrupamento de Escolas D. Sancho I, em articulação com a EPIPSE – DGE, promoveu, no passado dia 7 de maio, um Encontro Regional TEIP sobre o tema: “Promoção do Sucesso Educativo: Contributo da Equipa Multidisciplinar”. Neste Encontro participaram diretores, professores, técnicos e peritos externos de 24 agrupamentos da região norte. Contou ainda com a presença de três representantes da DGE, Dr. Eduardo Guedes, Dr. António Lopes e Dr.ª Eliana Valada.
Após a receção dos convidados pelo diretor no auditório da escola, o encontro continuou com a dinamização de Círculos de Reflexão. Nestes criaram-se momentos de partilha e aprendizagem em torno de temas transversais às áreas de atuação das equipas multidisciplinares, nomeadamente na promoção da reflexão em torno do papel destas equipas em contexto escolar e a sua contribuição para a promoção do sucesso educativo.
Enquanto decorriam os trabalhos finais de preparação das conclusões dos círculos de reflexão, a Dr.ª. Carmen Araújo, presidente da CPCJ, apresentou a convite da direção, uma comunicação subordinada ao tema “A importância da articulação na prevenção de situações de risco e perigo”. Nesta apresentação, sublinhou a importância da articulação e do trabalho em rede, nomeadamente no domínio da prevenção de situações de risco.
O encontro terminou com as conclusões apresentadas pelos moderadores dos diferentes círculos de reflexão. Das conclusões apresentadas salientou-se a importância das equipas multidisciplinares para a concretização dos projetos educativos TEIP e a necessidade de promover um trabalho sustentável das mesmas através da garantia de continuidade no contexto escolar onde estão inseridas.

Destacou-se ainda a participação do Diretor Geral da Educação e do Coordenador Nacional dos Projetos TEIP através da apresentação de mensagens gravadas em vídeo, onde agradeceram a presença de todas as escolas e enalteceram a importância do trabalho de partilha de projetos e experiências.

Sem comentários: