Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Famalicão lança novo livro sobre Camilo Castelo Branco

No âmbito do programa comemorativo do Dia Internacional dos Museus, a Casa de Camilo apresenta na próxima sexta-feira, 16 de maio, pelas 21h30, o nono volume da Coleção Estudos Camilianos, intitulado “Representações do Feminino em Camilo Castelo Branco”.
A obra reúne trabalhos de um conjunto de estudiosos de universidades portuguesas e estrangeiras da ficção camiliana em torno da figuração estético-literária e sociocultural da mulher na obra do novelista.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, regozija-se por constatar a preocupação da Casa de Camilo em “desenvolver estratégias que agreguem estudiosos de diferentes áreas do conhecimento para que a herança literária camiliana, exemplarmente tratada pela autarquia famalicense, continue sempre a oferecer motivos renovados e a alimentar a seiva da investigação científica sobre a biografia e a literatura de Camilo”.
Por seu lado, Sérgio Guimarães Sousa, docente da Universidade do Minho responsável pela organização da obra, destaca que “a figura feminina adquire diversas modalidades em Camilo e não se confina somente à representação tipificada pelo imaginário romântico, mulher-anjo e mulher fatal”. E acrescenta: “Existem diversas outras tipificações da mulher, algumas das quais nitidamente ancoradas na realidade contextual do Minho oitocentista”.
Para o diretor da Casa de Camilo, José Manuel de Oliveira, este volume procura que “reputados estudiosos da vida e obra do romancista encontrem na Coleção Estudos Camilianos um espaço privilegiado para publicação de estudos científicos próprios ou de trabalhos de cariz científico e interdisciplinar sobre temas específicos, de que volume é exemplo”.
Em outubro a Casa de Camilo prevê a apresentação de mais dois títulos desta coleção: “A personagem na novela camiliana” e “A retórica na ficção camiliana”.
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: