Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Festa da Flor promete encantar Famalicão

Um desfile único em beleza e cor promete encantar o centro da cidade de Vila Nova de Famalicão no próximo domingo à tarde, 11 de maio. “Batalha de Flores” é o mote para o desfile que vai ocorrer a partir das 15h30 no âmbito de mais uma edição da Festa da Flor que decorre entre 9 e 12 de maio no centro da cidade.
A Festa da Flor é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e conta com um leque diversificado de atividades culturais e ambientais que irão decorrer no espaço urbano entre a Praça 9 de Abril e a Praça D. Maria II.
Com a participação de oito grupos, num total de cerca de quatro centenas de pessoas, o desfile da “Batalha de Flores” é o ponto alto do evento e tem a particularidade de brindar o público com pétalas de flores da época que são lançadas ao longo do percurso que liga a Rua Manuel Pinto de Sousa à Praça D. Maria II.
O desfile conta com carros alegóricos do Grupo de Bombos “Lacs Bum”, Grupo Infantil e Juvenil de Danças e Cantares de Joane, Associação Cultural S. Pedro da Lagoa, Núcleo de Bicicletas Antigas do Grupo Desportivo de Cavalões, Freguesia de Oliveira São Mateus, Associação Recreativa e Cultural de Antas, Associação Unidos de Avidos e Banda Marcial de Arnoso.
A Festa da Flor arranca, contudo, na sexta-feira com a abertura de uma exposição de plantas e flores, pelas 18h00, na Praça D. Maria II. Conta com a participação de oito expositores que vão ali permanecer até ao último dia do evento.
Para sábado estão previstas inúmeras atividades paralelas a esta exposição, entre as quais, o workshop “Hortas e jardins de varanda” (15h00), o atelier de pintura “Tela florida” (17h00) e animação musical pela Tuna Novo Rumo (21h30).
Entretanto, para segunda-feira à noite, véspera do 13 de maio, está previsto outro momento alto da Festa da Flor. Trata-se da procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima que é já uma tradição em Famalicão.
Sob um bonito e colorido tapete de flores, a procissão vai percorrer as ruas do centro da cidade, numa extensão de cerca de 1,5km, saindo da Igreja Matriz, na Praça 9 de Abril. A realização do tapete conta com forte envolvimento popular, uma vez que os moradores são responsáveis por embelezar as ruas do percurso da procissão, formando-se assim um enorme tapete.
Filomena Lamego 

Sem comentários: