Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Actualidades…

Na próxima visita a Portugal o Papa Bento XVI tenciona reunir-se, a 12 de Março, com 1200 personalidades ligadas ao mundo da Cultura.

O escultor José Cutileiro, o escritor Vasco Graça Moura e a poetisa Maria Teresa Horta já se mostraram indisponíveis. José Cutileiro por ser ateu.

Maria Teresa Horta por não descortinar o interesse da Igreja em estar reunida com ela.

Vasco Graça Moura por considerar o encontro com tantos artistas e intelectuais "um cocktail, não um encontro que assegura a profundidade que o diálogo exige".

Segundo o Diário de Notícias de hoje, "ao mesmo tempo que alguns se mostram desinteressados pelo programa, muitos outros tentam fazer chegar ao Patriarcado o seu nome para que sejam incluídos na lista de convidados. Até pressões existem."!

Há os que de tudo serão capazes para aparecer na fotografia. E então quando se trata a posar ao lado de figuras ilustres à altura de enriquecerem o album de família, eles esforçam-se.

Mesmo não pertencendo à comunidade intelectual, artística ou das humanidades, alguns até não terão pruridos em tentarem "colar-se" à iniciativa invocando o seu estatuto de bons cristãos e fervorosos católicos, para poderem ser aceites e integrar o ajuntamento. A esses será conveniente esclarecê-los sobre os verdadeiros atributos que devem ser considerados na classificação, de acordo com os princípios de Jesus Cristo.

Se nos objectivos do Papa estiverem presentes o diálogo e o aprofundamento dos valores interculturais, que estes sejam considerados e colocados acima de quaisquer outros. Será a única maneira de os fazer cumprir.


Edna Cardoso

Sem comentários: