Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Alunos investigam criminosos

Os alunos do 12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias da Didáxis de Riba de Ave realizaram uma visita de estudo ao Laboratório Aberto, uma iniciativa do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), apoiada pelo Ciência Viva e com a colaboração da Câmara Municipal do Porto.
O Laboratório Aberto é um espaço que tem como objectivo principal o ensino experimental das Ciências. O “saber fazer-saber” é o convite que é feito aos visitantes. Neste espaço, cada um poderá, com a ajuda dos monitores, descobrir novas formas de pensar e encontrar respostas para as suas dúvidas científicas.
Esta visita, realizada no âmbito da disciplina de Biologia tinha como principal objectivo permitir aos alunos um contacto com o Património Genético e as Técnicas de Engenharia Genética, uma vez que são os conteúdos que estão a ser leccionados neste momento.
Os professores organizadores ambicionavam que os estudantes realizassem actividades laboratoriais de manipulação de DNA com vista à compreensão global de processos biotecnológicos envolvidos; compreendessem a importância do DNA enquanto factor de identificação genética do indivíduo; avaliassem a importância biológica das enzimas de restrição no contexto da Engenharia Genética, identificassem alimentos geneticamente modificados com recurso a técnicas laboratoriais avançadas e reflectissem sobre implicações biológicas que decorrem da obtenção de organismos geneticamente modificados.
Nesse sentido, os alunos participaram em duas actividades distintas: “Código da Vida” e “Rastreio dos transgénicos”. Na primeira, os visitantes são convidados a tentar encontrar um criminoso de entre um conjunto de suspeitos, recorrendo às mesmas técnicas utilizadas em grandes laboratórios. Na segunda, os alunos são convidados a testar alguns alimentos, utilizando técnicas laboratoriais avançadas, para determinar se estes são ou não transgénicos.

Filomena Lamego

Sem comentários: