Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O ORÇAMENTO É DE 94,3 MILHÕES DE EUROS

Pode ler-se na página Web do município:

“A maioria PSD-CDS/PP da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou, nesta quinta-feira, as grandes opções do plano e orçamento para 2010, que contemplam um exercício global de 94,3 milhões de euros. O orçamento, que será o maior de sempre, tendo aumentado 3 milhões de euros em relação a 2009, prevê, em matéria de investimento, uma aposta forte na educação (9,5 milhões de euros), na rede viária (5,6 milhões de euros) e no ordenamento do território (5,1 milhões de euros). O documento, face ao qual os vereadores do PS se abstiveram, reflecte ainda o investimento nas redes de água e saneamento, que deverá atingir os 10 milhões de euros até 2012, encerrando o ciclo das infra-estruturas no concelho”.

Pergunta: Quanto está previsto gastar em redes de água e saneamento em 2010?"

Vamos iniciar um ciclo de grandes investimentos no concelho de Famalicão, nomeadamente com a construção de novos centros escolares e a criação do Parque da Cidade", adiantou o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, para quem “este é um orçamento de confiança e de visão estratégia no futuro do concelho e no bem-estar de todos os famalicenses”. Reeleito nas últimas eleições de 11 de Outubro para o seu último mandato pela coligação PSD-CDS/PP, com a maior votação de sempre no município, Armindo Costa reconhece o trabalho que tem sido desenvolvido em Famalicão, “um dos concelhos mais dinâmicos e empreendedores do País”, acrescentando que a autarquia continuará, assim, “a apostar numa política de seriedade e de rigor na gestão dos recursos financeiros do município”.

Comentário : a página Web do município não deve ser um lugar de propaganda mas, ao que parece, ninguém se importa.

Neste âmbito, a maior fatia do investimento será dedicada à educação, com a construção dos seis novos centros escolares no concelho, nomeadamente em Joane, Ribeirão, Telhado, Antas, Louro e Famalicão (Escola Básica Sede nº 2). Para além destes investimentos, serão ainda efectuados melhoramentos e obras de reabilitação em diversas escolas do ensino pré-escolar e do ensino básico.
Pergunta: Quanto se vai gastar este ano nestes 6 novos centros escolares?No que diz respeito ao ordenamento do território, o grande destaque é, sem dúvida, o avanço do Parque da Cidade, “o grande pulmão de Famalicão”, que irá ocupar uma área de 320 mil metros quadrados, na zona nascente da cidade, afirmando-se como um espaço de desporto, lazer, cultura e inovação tecnológica. Referência ainda para as obras de revitalização do Largo de Camilo, em S. Miguel de Seide. Ao nível cultural, as prioridades são a criação do Centro de Estudos do Surrealismo, do Arquivo Municipal Alberto Sampaio e a reabilitação do Cine-Teatro de Riba de Ave.

Pergunta : Quanto se vai gastar com o Parque da Cidade este ano?

Na área da habitação, sobressai a construção da Urbanização das Bétulas, uma obra que está já em execução e que vai permitir o realojamento de 30 famílias de etnia cigana, junto à estação ferroviária da cidade. Trata-se de uma obra histórica em termos de habitação social, pois vai permitir a reabilitação da zona poente da cidade, nas imediações da estação ferroviária de Famalicão. Os grandes investimentos chegam também à rede viária, com o avanço de dezenas de intervenções nas estradas do concelho.

Perguntas: Quando fica pronto o prédio das Bétulas junto à Estação e quanto se vai gastar este ano nele? Quando se vai operar a mudança da comunidade cigana? O que se vai fazer e quando no espaço que vai ficar livre?

Entretanto, uma das grandes apostas da autarquia é concluir, até 2012, as redes de abastecimento de água e saneamento básico no concelho, uma aposta que começa a desenhar-se neste documento. Para já, o município vai avançar com um conjunto de obras estruturantes, nomeadamente com a criação da rede de saneamento nas freguesias do Vale do Este. A rede de saneamento básico será ainda ampliada nas freguesias de Vale S. Cosme, Vale S. Martinho e Requião, Avidos e Lagoa, Fradelos, Ruivães, Lousado, Esmeriz, entre outras localidades.

Pergunta: O que se quer dizer com “concluir, até 2012, as redes de abastecimento de água e saneamento básico no concelho”?


Cândido de Oliveira

Sem comentários: