Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

AFPAD a caminho da certificação da qualidade

Nos dias 15 e 16 de Julho deste ano de 2013, a Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD) esteve em processo de auditoria final conduzido pela Agência Portuguesa para a Qualidade, com o objectivo de obter a certificação da qualidade dos seus serviços
Tudo aponta para que a AFPAD tenha atingido o objectivo e, provavelmente, ainda em Setembro deste ano, vai receber, vindo de Bruxelas, da Comunidade Europeia, o seu diploma de entidade certificada.
A certificação da qualidade do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) que funciona em Calendário e do Lar Residencial que funciona em Vermoim só foi possível graças ao envolvimento, à dedicação e ao empenhamento de todas as colaboradoras e colaboradores da AFPAD. Os pais, encarregados de educação, famílias, significativos, parceiros, financiadores e clientes, pela adesão e a alegria com que se envolveram também neste processo, foram peças – chave para o seu êxito.
Trabalho intenso
TREVO – Trabalho para obter Resultados com Envolvimento e Valores criando Oportunidades -  é o nome do projecto que deu rosto ao novo desafio em que a AFPAD se envolveu nos últimos dois anos.
O projecto nasceu de uma candidatura realizada em Janeiro de 2011 ao POPH, tipologia de intervenção 6.4, “Qualidade dos Serviços e Organizações”, no âmbito do Programa Arquimedes – Capacitação e Qualidade nos Serviços Sociais relativos às deficiências e incapacidades em Portugal.
 Os objectivos deste projecto passam pela modernização dos serviços prestados pela organização, adequando-os aos requisitos da qualidade, pela promoção da capacitação da organização, pelo aperfeiçoamento dos sistemas e práticas de gestão, pelo aperfeiçoamento dos sistemas de gestão dos dirigentes e quadros da organização, pela identificação das necessidades e pelo apoio ao desenvolvimento ao nível das competências técnicas e profissionais.
 A certificação da qualidade da organização, de acordo com o referencial EQUASS (Sistema Integrado de Certificação, Formação e Consultoria), no domínio da qualidade, específico para o sector dos serviços sociais, foi o objectivo último do projecto, um objectivo que agora foi atingido pela AFPAD.
Entre Maio de 2011 e Junho de 2013, a AFPAD esteve em processo de consultoria, orientado pelo Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (CRPG), que decorreu ao longo de quatro fases: a fase um dedicada à mobilização e envolvimento da organização;. a fase dois direcionada para a imersão nos referenciais conceptuais e de acção através de workshops temáticos; a terceira de diagnóstico organizacional e de construção do Plano de Desenvolvimento da Qualidade, e a quarta, agora concluída, com todas as atenções voltadas para a implementação do Plano de Desenvolvimento da Qualidade.
Ao completar vinte anos de actividade em Vila Nova de Famalicão, a Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD) vê assim reconhecido o seu trabalho, como sendo um trabalho de qualidade e de envolvimento com a comunidade famalicense.

A certificação da qualidade dos seus serviços de CAO e Lar Residencial traz à AFPAD novas responsabilidades em termos do seu trabalho futuro. A certificação não pode ser encarada como um ponto de chegada, mas sim como um ponto de partida.

Sem comentários: