Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Arquivo Municipal de Famalicão acessível na internet

Armindo Costa inaugurou novo equipamento localizado no centro da cidade
Em breve, qualquer pessoa em qualquer parte do mundo poderá consultar, através da internet, a planta geral de Vila Nova de Famalicão datada de 1920, a primeira edição de postais de Famalicão de 1902 ou ainda fotografias diversas do concelho com datas desde 1890. A novidade foi avançada, nesta terça-feira, pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, durante a inauguração do novo Arquivo Alberto Sampaio, localizado na antiga Casa Malheiro, na Rua Adriano Pinto Basto, bem no centro da cidade. Reunindo um valioso espólio, com documentos que relatam os mais de 800 anos de vida do município, devidamente catalogados, todo o arquivo municipal será disponibilizado para consulta através de uma plataforma online, que ficará alojada no portal oficial do município em www.vilanovadefamalicao.org.
O novo equipamento que adotou o nome do historiador Alberto Sampaio foi inaugurado no âmbito das comemorações do Dia da Cidade. Para o autarca “a nossa história municipal exigia esta valência. Recolher, guardar, tratar e preservar convenientemente a documentação relativa ao caminho que a nossa comunidade percorreu, às direções que foi tomando ao longo dos tempos, era um imperativo absoluto”. Por isso, “a melhor forma de celebrar o aniversário da nossa terra é honrar o seu passado, é valorizar o presente, é projetar o futuro”, acrescentou.
Numa cerimónia que contou com a presença de muitas personalidades da vida cultural famalicense, nomeadamente familiares de Alberto Sampaio, Armindo  Costa destacou que “para além de honrar o passado histórico famalicense, o novo Arquivo Municipal é também uma homenagem que fazemos a uma figura cimeira da cultura portuguesa”. E recordou “o historiador e escritor que foi uma figura destacada da “Geração de 70” e contemporâneo de Camilo Castelo Branco, com quem trocava correspondência, e de Antero de Quental”. Mas lembrou, acima de tudo, Alberto Sampaio “como um destacado empreendedor, um homem à frente do seu tempo”.
O presidente da Câmara Municipal afirmou ainda que “com esta mudança de instalações, o Arquivo Municipal ganha uma nova dimensão e dignidade. Aqui, o arquivo conquista um lugar de destaque na vida e na cultura famalicense”.
As obras de adaptação do edifício implicaram a criação de diversos espaços com destaque para uma biblioteca com zona de leitura, um espaço inovador que vai permitir um acesso privilegiado das pessoas aos vários documentos. Referência ainda para um espaço destinado à consulta de suportes especiais e artigos de referência, sala de restauro, sala de digitalizações, depósito de peças especiais, sala de receção de documentação, sala de reuniões e gabinete de arquivista, entre outros. O arquivo acolhe milhares de documentos, sendo constituído por cerca de 4,2 quilómetros de estantes lineares.

Refira-se que o investimento total do Arquivo incluindo as obras de adaptação e reabilitação do edifício e ainda a aquisição de mobiliário e informatização ultrapassam o milhão de euros, tendo contado com uma comparticipação na ordem dos 85 por cento, no âmbito de uma candidatura apresentada pela autarquia ao Programa Regional ON.2 – o Novo Norte, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: