Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Município de Famalicão reconhece mérito de jovens no Dia da Cidade

Isabel Silva Fernandes, Daniel Rodrigues e Paulo André Lima são três jovens famalicenses que andaram recentemente nas bocas do mundo pelo trabalho desenvolvido em diversas áreas. Na próxima terça-feira, 9 de julho, estes são três dos jovens que vão ser homenageados pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, durante a sessão solene do Dia da Cidade, que decorre a partir das 15h15, na Casa das Artes. Ao todo, o município irá distinguir 24 personalidades e 14 instituições com medalhas de mérito municipal, pelo contributo que deram, ao longo da sua vida, para o prestígio e projeção do município em Portugal e no estrangeiro.
Isabel Silva Fernandes recentemente contemplada com o prémio europeu, na categoria de “Melhor Voluntário”, atribuído pela “ACE - Active Citizens of Europe Awards – 2012”, tem-se dedicado à dinamização de diversos projetos de voluntariado, que visam o combate à pobreza e à exclusão social. Daniel Rodrigues foi o vencedor do primeiro prémio da categoria “Vida Quotidiana Life”, no âmbito do concurso promovido pela World Press Photo, enquanto Paulo Lima, estudante do curso de Cinema na Universidade da Beira Interior, alcançou o terceiro lugar do concurso internacional Young Creative Chevrolet (YCC), na área de vídeo.
Foto captada por Daniel Rodrigues
O reconhecimento do mérito da juventude famalicense é, de resto, uma das notas de destaque das homenagens deste ano. Neste âmbito, referência também para a atribuição de medalhas à atleta Ana Azevedo eleita a terceira melhor jogadora de futsal do mundo, numa votação no site "Futsal Planet"; ao escritor, ator e poeta João Negreiros, vencedor de vários prémios literários, nomeadamente o 1º lugar no Prémio Internacional OFF FLIP de Literatura 2009 (Brasil), categoria Poesia, o Prémio de Poesia Nuno Júdice 2009 e o Prémio Literário Dias de Melo e ainda a Fernando Silvestre encenador da Companhia de Teatro Andaime, que tem desenvolvido um trabalho louvável em prol da cultura.
A medalha de honra do município será, este ano, entregue a Alexandre Reis, diretor da Escola Profissional ARTAVE, uma das mais prestigiadas escolas de música do país, onde já se formaram várias gerações de músicos.
A sessão solene de atribuição dos galardões municipais é um dos pontos altos das comemorações do Dia da Cidade, data em que se celebra o 28.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão a Cidade. Para Armindo Costa, este “é o momento de agradecer a todas as pessoas que dedicaram a sua vida em prol da comunidade famalicense, prestando serviços de relevância nos diversos domínios da vida coletiva, desde a benemerência à cultura, economia e desporto”. Neste sentido, segundo o autarca “a atribuição dos galardões municipais deve ser encarada como uma forma de incentivar e promover a dedicação em prol do bem comum”.
No final da sessão solene, pelas 17h00, chega o momento dos famalicenses cantarem os parabéns à cidade, com corte e distribuição do bolo. O presidente da Câmara Municipal faz questão de convidar todos os famalicenses para participarem nesta grande festa do município. O bolo será distribuído na parte exterior da Casa das Artes, no Parque de Sinçães, e todos estão convidados a comparecer.
A data ficará ainda marcada pela inauguração do novo Arquivo Municipal, que decorre pelas 10h30, na rua Adriano Pinto Basto, antiga casa Malheiro e pela inauguração da requalificação da rua Cruzeiro Seixas (17h30). Pelas 21h30, Ivo Machado canta poemas de autores famalicenses, no Museu da Indústria Têxtil.

Destaque ainda para o espetáculo One Herman Show, que decorre no âmbito das comemorações, no próximo dia 12, no anfiteatro do Parque da Devesa, com entrada livre.
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: