Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Aulas Públicas de Apoio Psicossocial chegaram a mais de 1200 pessoas

Teve lugar no passado dia 4 de Julho, no Centro de Estudos Camilianos em Ceide, a última aula pública e espetáculo do Curso Profissional de Apoio Psicossocial da Didáxis de Riba D’Ave do ano letivo de 2012/2013. Desta vez foram as formandas do 2º ano do a dar corpo à recriação das “Misteriosas Cidades do Ouro”, lenda que retrata um dos mais importantes legados do velho Império Inca.
Encenado pelo Diretor do Curso de Apoio Psicossocial, Prof. Abraão Costa, inicialmente foi levado a cabo uma série de exercícios de expressão dramática em forma de mosaico temporal. Passaram pelo palco camiliano formandas de anos anteriores que retrataram momentos de sátira sobre a crise atual, um excerto do livro “A Última Aula” de Randy Pausch e uma metáfora sobre o tempo que em o homem deixou de existir para se dedicar ao acessório esquecendo as coisas simples da existência. Por fim seguiu-se então a peça teatral “As Misteriosas Cidades do Ouro”, sustentadas por uma antiga série de animação dos anos 80.
A história retrata o momento das invasões espanholas no Perú e a demanada de três amigos, Esteban, Zia e Tao, na tentativa de protegerem o segredo das Misteriosas Cidades do Ouro.
Durante este ano lectivo foram seis as aulas públicas que começaram com o Festival de Curtas Metragens de Cinema Documental, o Curtómetro 2012, seguiram “Histórias com o Corpo 2013”, um Campo de Intervenção Social em Rio Caldo, no Gerês, o Festival de Animação de Rua pela altura do Dia Mundial da Criança e os espectáculos “Tempo” e “As Misteriosas Cidades do Ouro”. Ao todo foram seis intervenções que chegaram a mais de 1200 pessoas a juntar ao impacto do Projeto “Jogos e Personagens 2013” que chegou a mais de 1500 pessoas.
No fim do espetáculo das “Misteriosas Cidades do Ouro”, a Presidente da Direção Pedagógica da Didáxis, Dra. Irene Alferes, agradeceu “o momento mágico” que as formandas haviam proporcionado a todos ali presentes. Por sua vez, o Vice Presidente da Direção Pedagógica, Dr. António Rego, destacou a relevância dos resultados curriculares dos formandos(as) do Curso de Apoio Psicossocial relativamente ao número de formandos(as) que terminam o curso com sucesso, o número de formandos(as) que ingressam no mercado de trabalho e o número de formandos(as) que prosseguem estudos para o Ensino Superior.

Este espetáculo contou ainda como avaliação ao módulo 10 da disciplina de Área de Expressões  do 2.º ano do Curso de Apoio Psicossocial e envolveu mais de 30 formandas.

Sem comentários: