Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Escuteiros de Ribeirão a todo o gás….

Os escuteiros do Agrupamento n.º 1374 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Ribeirão são os mais novos de Portugal, fundados a 14 de abril último, e realizaram nos dias 29 e 30 de junho, no Centro Escutista de Guimarães, o seu primeiro acampamento de agrupamento (ACAGRU). Todos os 140 participantes têm a noção de que «estão a viver um momento histórico». Para o chefe do agrupamento, Leonel Rocha, visto este ser o primeiro acampamento, «nada melhor que escolher como local, onde assentar arraiais, aquele que foi o Berço da nossa Nação, a Cidade onde nasceu e onde D. Afonso Henriques se tornou no primeiro Rei de Portugal, após a Batalha de S. Mamede (aconteceu a 24 de junho)». O dirigente do CNE sublinha que os escuteiros de Ribeirão escolheram o Campo de Escuteiros da Penha, para estarem «protegidos pelo manto de Santa Maria, Mãe dos Escutas». A saída, no dia 29, dos escuteiros de Ribeirão ocorreu uma hora depois de nascer o sol e, pelas 08h30, já se fazia a abertura solene do acampamento, seguindo-se a necessária instalação, montagem e formação do Conselho de Guias. Após o almoço, previamente planeado e confecionado com a preciosa colaboração da Comissão Permanente de Pais, os escuteiros “voaram” de teleféricoaté ao centro da cidade de Guimarães, para realizaram a visita e Pedi Paper à “Casa dos Avós da Nação”. Ao final da noite, já com muitos quilómetros, em cada perna, foi altura de fazer, através do “Fogo de Conselho”, a transição entre o dia e noite, a passagem da atividade ao repouso. Depois das forças restabelecidas, o dia 30 iniciou-se com o “louvor por mais um dia” tendo-se de seguida realizado as “Oficinas de Presentes para os Avós”. A tarde foi preenchida com a desmontagem do campo e com a realização do Raid na Penha - Dos Avós na Fé à Razão da nossa Fé: JC.Depois de dois dias cheios de atividades e emoções fortes encerrou-se o acampamento com a presença do Assistente do Agrupamento, Monsenhor Manuel Joaquim, que celebrou a Eucaristia do “Faz-te ao Largo”!
FESTAS DA VILA
No seguimento do repto lançado pelos promotores da iniciativa (Vi)ver Ribeirão, inserida nas comemorações do 27.º Aniversário da elevação de Ribeirão a Vila, que contou com o apoio da Junta de Freguesia, os escuteiros dinamizaram um stand tendo como objetivo a divulgação do movimento,bem como a angariação de fundos através da venda de rifas.
DIA DO AGRUPAMENTO EM REFLEXÃO (DAR)
No dia 21 de julho, os dirigentes do Agrupamento promoveram, na Quinta do Sobreiral, em Seide S. Paio, o seu encontro DAR. Este momento de partilha e reflexão teve como mote a avaliação do ano escutista, que finda, bem como o planeamento do próximo ano escutista. Esta atividade serviu, também, para estreitar os laços de amizade entre todos os dirigentes.
JARDINS DOS AVÓS

Os avós de Jesus, Santa Ana e S. Joaquim, são os Patronos do Agrupamento 1374 de Ribeirão, cuja Capela em sua Honra entra no Imaginário do CNE de Ribeirão, como a Casa dos Avós. Com o intuito de Homenagear Santa Ana e S. Joaquim e todos os avós, em geral, o Agrupamento dinamiza nos próximos dias 26, 27 e 28 de julho, no Souto de Santa Ana, o Concurso “Jardins dos Avós”. A iniciativa conta com a participação dos Lobitos e Exploradores que vão dar azo à imaginação, com a criação dos seus canteiros, onde será privilegiada a presença de materiais reciclados. No âmbito desta iniciativa, os escuteiros promovem, no sábado, dia 27 de julho, às 21h30, no Souto de S. Ana o “Fogo do Conselho”.  

Sem comentários: