Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Anuário confirma Famalicão como um dos melhores do país em eficiência financeira

Estudo elaborado pela Universidade do Minho e IPCA
 destaca a contas da câmara famalicense

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão é a quinta melhor do país, entre os municípios portugueses de grande dimensão, em termos de eficiência financeira. Esta é uma das principais conclusões do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2011 e 2012, que resulta de um trabalho de investigação de quatro académicos, da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), que fazem uma análise da saúde financeira dos 308 municípios. O documento conta com o apoio do Tribunal de Contas e da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, organismo liderado por Domingues Azevedo, antigo autarca em Famalicão e antigo deputado à Assembleia da República eleito pelo PS.
No "ranking" global dos dez melhores municípios de grande dimensão – com população maior que 100 mil habitantes –, Vila Nova de Famalicão ocupa a quinta posição, logo a seguir aos municípios de Amadora, Vila Franca de Xira, Almada e Barcelos.
De acordo com o estudo, estes dados representam os municípios em função da eficiência na utilização dos recursos financeiros. Neste sentido, a classificação teve em conta 15 indicadores que foram identificados como sendo “os que melhor permitirão avaliar a gestão financeira, económica, patrimonial e orçamental dos municípios”. Referência para as dívidas a terceiros por habitante, a liquidez, o endividamento líquido por habitante, o resultado operacional por habitante e o peso dos custos com pessoal nos custos operacionais.
O mesmo estudo aponta ainda Vila Nova de Famalicão como o 30.º município que apresenta uma maior independência financeira, no conjunto das 308 autarquias portuguesas. Este dado demonstra a capacidade de Vila Nova de Famalicão em gerar receitas próprias, o que revela uma grande autonomia financeira, relativamente às receitas do Estado.
Ana Filipa Ribeiro
Do estudo, composto por mais de 300 páginas, há ainda outro dado relevante para a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Segundo o documento, o município famalicense demonstrou uma redução da dívida de 5,1 milhões de euros, relativamente a 2011, tendo passado de 43.284 milhões de euros para 38.150 milhões de euros.
Para o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, “este estudo é mais uma prova da gestão financeira eficaz e rigorosa promovida por este executivo”. “As nossas finanças municipais são um espelho disso mesmo”, refere a propósito.
“Ao longo dos últimos anos temos investido muito na qualidade de vida e no bem-estar de todos os famalicenses, mas temos tido mérito na gestão séria que fazemos dos dinheiros públicos”. Visivelmente satisfeito e orgulhoso pelos resultados obtidos, o edil afirma ainda que “os famalicenses devem sentir-se orgulhosos pelo trabalho que realizamos em prol do desenvolvimento do município”.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2011 e 2012 pode ser consultado na Internet, na página oficial da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, através do link http://www.otoc.pt/pt/noticias/anuario-financeiro-dos-municipios-portugueses-2011-e-2012/.
Ana Filipa Ribeiro

Sem comentários: