Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Ana Moura apresenta Desfado na Casa das Artes


Ana Moura

A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão preparou para o mês de abril uma programação eclética, repleta de espetáculos de grande qualidade. Da música ao teatro, da dança ao cinema, da poesia às artes plásticas, abril é o mês em que tudo isto e muito mais acontece na Casa das Artes.
Da diversidade de espetáculos destaque para o concerto da fadista Ana Moura, que vem apresentar o seu novo álbum “Desfado” no dia 12, pelas 21h30.  Desfado, o quinto álbum originais de Ana Moura, representa um momento de viragem na carreira da artista. A fadista apostou em nomes da nova geração de compositores nacionais (como Manuel Cruz dos Ornatos Violeta, Márcia, Pedro da Silva Martins dos Deolinda, Miguel Araújo dos Azeitonas, Luísa Sobral e António Zambujo) e em nomes consagrados da música portuguesa (como Aldina Duarte, Tózé Brito, Manuela de Freitas e Pedro Abrunhosa) para a criação dos temas.
Referência também para a Mostra de Teatro Escolar, uma iniciativa que decorre pelo quinto ano consecutivo e que tem vindo a conquistar a atenção e o carinho do público da Casa das Artes. Inserida na Quinzena da Educação, promovida pela autarquia famalicense, a Mostra de Teatro decorre de 15 a 18 de Abril e conta com a atuação de onze grupos de teatro das escolas do concelho.
Outro grande momento de arte reservado para o mês de abril é o espetáculo de dança “Rataplã… o ruído de festa”. Trata-se de um bailado criado pela Alémdadança, inspirado no conto “Os Ciganos” de Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro Sousa Tavares, numa co-produção da Casa das Artes. O espetáculo insere-se nas comemorações do Dia Mundial da Dança e realiza-se nos dias 27 (21h30) e 28 (18h00).
Mas abril é também o mês da liberdade e para a celebrar nada melhor do que um espetáculo cultural. Na noite do dia 24 (21h30), véspera das comemorações dos 39 anos do 25 de Abril, a Casa das Artes acolhe o espetáculo “As portas que Abril abriu”, num tributo a Ary dos Santos, a cargo de António Sousa (declamação) e Ivo Machado (Guitarra e Voz).

PATRULHA, UM “WORKSHOW” PARA OS MAIS NOVOS E MUITO MAIS
Do leque diversificado da programação destaque para “Patrulha” da Companhia de Música Teatral, um espetáculo participativo que replica com as crianças da Escola ou acompanhadas pelos pais, o ambiente de interação e as situações de criatividade e improviso que foram gravados com as crianças que participaram na EMB. O espetáculo decorre dia 13, com sessões pelas 11h00, 15h30 e 17h30.
“O Azul da Malmequer” é o título da peça de teatro, apresentado pela companhia Baú dos Segredos, nos dias 5 e 6, pelas 21h30. A peça é baseada no conto “A Pipa e a Flor” de Ruben Alves, que nos fala da liberdade, do amor e do egoísmo.
Referência ainda para o espetáculo de música de Gil Candeias, no café-concerto, dia 27, pelas 23h00.
Entretanto, entre 6 e 30 de abril, está patente, no foyer, uma exposição de pintura do italiano Davide Antolini, intitulada “Vida Nova”.

CINEMA PARA TODOS
Como habitualmente, o cinema faz parte integrante da programação da Casa das Artes. Neste âmbito, o Cineclube de Joane propõe “A última amante” de Catherine Breillat (dia 4); “Amor”, de Michael Haneke (dia 11); “Rocco e os seus irmãos” de Luchino Visconti (dia 17), com entrada livre; “A Arca do Eden”, de Marcelo Félix (dia 18), com a presença do realizador e “00h30 Hora Negra” de Kathryn Bigelow (dia 25).
Destaque ainda para o filme “Lincoln” de Steven Spielberg, no dia 29, pelas 21h30. Esta sessão é de entrada livre.
Filomema Lamego 

Sem comentários: