Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 26 de março de 2013

Comemorações do 30º. Aniversário do Complexo Habitacional das Lameiras – Festa da Páscoa/2003

Os cerca de 1200 residentes das 290 casas do Complexo Habitacional das Lameiras, em Vila Nova de Famalicão, celebram no próximo Domingo 31 de Março - Dia de Páscoa - o 30º. Aniversário do Edifício das Lameiras. Na Páscoa de 1983, uma Missa Campal assinalou a inauguração deste Complexo Habitacional com a bênção coletiva das respectivas habitações. Desde então o dia de Páscoa passou a ser o «Dia das Lameiras», (independentemente da data de calendário que ocorrer). Este ano as festividades terão o seguinte programa:
08,45 Horas – Saída de 20 Compassos da Igreja Paroquial de S. Tiago de Antas, sendo quatro deles destinados ao Complexo Habitacional das Lameiras;
9,00 Horas – Visita Pascal às famílias das Lameiras por quatro Compassos constituídos por leigos e pelo Pároco de Antas.
10,45 Horas – Visita Pascal ao Lar de Idosos do Centro Social das Lameiras.
11,00 Horas – Missa Campal de acção de graças por todos os moradores vivos e falecidos das Lameiras (Edifício e Centro Social) a que presidirá o Padre Agostinho Alves, Pároco de S. Tiago de Antas, animada pelo Coro Vivacce Música da AML. (Se chover será no Centro Social das Lameiras).

Para os moradores das Lameiras, este dia de Festa, representa a resolução de muitos dos problemas por que passaram, antes de habitarem neste local. Uma grande parte das famílias, na altura bastantes jovens, não tinham habitação, umas viviam em casas degradadas, outras em barracas ou com familiares em casas superlotadas. Com a construção deste espaço habitacional, a sua qualidade de vida melhorou substancialmente. No ano de 1984 foi fundada a Associação de Moradores das Lameiras, que criou diversas estruturas sociais para responder às solicitações do meio, principalmente dos pais, que precisavam de trabalhar e não tinham onde deixar os filhos.
Interpretando o sentimento dos moradores, a AML presta homenagem a todos aqueles e aquelas (alguns já falecidos) que se dedicaram a esta causa, em particular os dirigentes que fizeram parte desta Associação. Homenagem também para o trabalho da Paróquia de Antas, que desde 1983 tem em funcionamento nas instalações da AML a Catequese, os Movimentos da Acção Católica e ainda a Conferência de S. Vicente de Paulo. É justo referir também o trabalho da Câmara Municipal de Famalicão e do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, que num trabalho de parceria, possibilitou o investimento em diferentes áreas, com resultados muito positivos no meio. Depois do projeto ecobairro concretizado entre 2011 e 2012, Lameiras adquiriu uma nova dimensão em termos de qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
A Direcção da AML orgulha-se deste dia e, através da Comunicação Social, faz um convite a toda a população, para celebrar a Páscoa da Ressurreição no recinto das Lameiras, pelas 11,00h e confraternizar com os residentes.
O Presidente da Direcção
Jorge Manuel Ribeiro de Faria

Sem comentários: