Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

terça-feira, 19 de março de 2013

Peregrinos dos Caminhos de Santiago fazem parte da história de Famalicão

Conferências do Parque dão a conhecer património famalicense

“Por Antas, passava quem, na demanda de Compostela, atravessava o Ave na ponte da Lagoncinha rumo a Braga”. A frase que consta de um dos livros de Arlindo Magalhães, estudioso há largos anos dos caminhos portugueses de peregrinação a Santiago de Compostela, deu o mote para a conferência “Pela terra de Vermoim, rumando a Compostela”, que decorreu na passada sexta-feira, na Casa do Território, em Vila Nova de Famalicão e contou como orador convidado precisamente com a presença de Arlindo Magalhães.
Na abertura da conferência – a primeira do ciclo “Conhecer o Território: Reflexões Partilhadas no Parque da Devesa” – o vice-presidente da autarquia famalicense, Paulo Cunha, elogiou a iniciativa e destacou a importância do tema, referindo que os caminhos de Santiago fazem parte da identidade histórica famalicense.
Arlindo de Magalhães Ribeiro da Cunha, presbítero na comunidade da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto e doutorado em Teologia Dogmática na Universidade Pontifícia de Salamanca, começou por abordar a velha Terra de Vermoim como um dos lugares da devoção jacobeia, referindo-se depois à peregrinação a Santiago e seus caminhos. E neste âmbito destacou que “é preciso conhecer e anotar os caminhos que, na sua maior parte, ainda existem ou que já existiram, mas de que ainda se recorda a memória popular.”
Na sua intervenção, o conferencista recordou várias histórias de peregrinos que passavam por Famalicão e deixavam os seus relatos escritos.
Refira-se que o ciclo é constituído por quatro conferências repartidas pelos quatro trimestres de 2013, pretendendo abrir ao público um espaço de reflexão e de debate, centrado em lugares com história do concelho de Vila Nova de Famalicão. A iniciativa é de entrada livre.
A próxima conferência está já agendada para 28 de junho, e contará com a presença do arquiteto Bruno Matos, que irá abordar o tema “As Azenhas de Vila Nova de Famalicão”.

Sem comentários: