Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Conferências no Parque dão a conhecer factos da história famalicense

No próximo dia 15 de março, pelas 21h30 a Casa do Território, acolhe a primeira iniciativa do ciclo de conferências “Conhecer o Território: Reflexões partilhadas no Parque da Devesa”, organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal. Com o presente ciclo de quatro conferências repartidas ao longo do ano de 2013, no qual intervêm conhecidos investigadores, a autarquia pretende abrir ao público um espaço de reflexão e de debate, centrado em lugares com história do concelho de Vila Nova de Famalicão.
O primeiro convidado será o Padre Arlindo de Magalhães Ribeiro da Cunha, investigador e docente da Universidade Católica do Porto e irá debater o tema Pela Terra de Vermoim, rumando a Compostela”.  Doutorado pela Faculdade de Teologia Pontifícia na Universidade de Salamanca, é um estudioso da devoção e dos lugares de culto a S. Gonçalo e dos caminhos portugueses de peregrinação a Santiago de Compostela, tema central da sua obra editada. É no contexto deste espaço privilegiado, que tem, entre outros objetivos, a promoção do conhecimento acerca do território e da história, que este investigador pretende abordar algumas questões, enquadradas na temática dos designados caminhos de Santiago, no território que corresponde aos atuais limites do concelho .
Na conferência, serão abordadas algumas questões muito relevantes, tais como as explicações para o facto de Barcelos e Vila Nova de Famalicão serem os dois concelhos portugueses que têm mais paróquias com o orago de Santiago.
A entrada é livre.
Filomena Lamego

Sem comentários: