Escreva-nos!

povo.famalicense@gmail.com

A sua opinião é importante.
Somos um blogue com rosto, pelo que as mensagens anónimas vão direitinhas para o caixote do lixo; se for o caso, indique que deseja permanecer anónimo; mas perante nós, identifique-se, por favor.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Câmara “provoca” sociedade com Fóruns Comunitários

“Os Fóruns Comunitários são uma provocação! E queremos que assim sejam. Pois o objetivo é provocar a comunidade para que todos se corresponsabilizem  e se mobilizem para responder aos problemas sentidos localmente”. Foi desta forma, que o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha,  abriu o primeiro Fórum Comunitário, que decorreu na passada quinta-feira, no auditório da Associação Teatro Construção, em Joane. A iniciativa promovida no âmbito da Rede Social Concelhia foi um sucesso, tendo mobilizado perto de duas centenas de pessoas.
Para Paulo Cunha “o concelho de Vila Nova de Famalicão não surge no mapa dos territórios em grave situação de urgência social, muito graças ao trabalho da rede social concelhia, ao promover a concertação de esforços entre entidades para a resposta social. Mas se as respostas sociais de hoje estão prontas para corresponder às situações e problemas atuais, temos de nos questionar se as mesmas respostas sociais estarão prontas para corresponder aos desafios no futuro! E no futuro os problemas tenderão a agravar-se.” Neste âmbito, o autarca salienta que “a comunidade tem de procurar responder com audácia aos seus próprios problemas”. E acrescenta: “Um dos resultados esperados com a organização dos Fóruns Comunitários é de que a resposta melhore. E para melhorar é preciso interpelar a comunidade. É preciso assumir um plano de ação conjunto que corresponda aos desafios. É esta a ambição”.
Em debate, neste primeiro Fórum Comunitário estiveram diversos temas com destaque por exemplo para a questão da cobertura das respostas sociais face às alterações demográficas, visíveis na pirâmide etária, em que as crianças e jovens estão a diminuir e as pessoas com mais de 65 anos a aumentar. Mas o fórum abordou também a questão do desemprego e aquilo que pode ser desenvolvido localmente para combater este fenómeno crescente. Outra questão foi ainda o papel da escola e da educação no estímulo do espírito crítico e da participação. De referir que o debate dos vários temas contou com a participação ativa dos presentes, que intervieram dando a sua opinião e apontando soluções.
Este primeiro fórum foi organizado pela Comissão Social Inter-Freguesias de Joane, Mogege, Pousada de Saramagos e Vermoim, tendo contado com a presença do responsável Xavier Forte. Estiveram ainda presentes o diretor do Centro de Emprego do Baixo Ave, Domingos Sousa, para além dos vereadores municipais, Paulo Cunha e Leonel Rocha.
O próximo Fórum Comunitário realiza-se no dia 11 de abril, pelas 18h45, no auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, sendo promovido pela Comissão Social Inter-Freguesias de Antas e Calendário.
Recorde-se que os Fóruns Comunitários têm como objetivo principal envolver e mobilizar os cidadãos, os empresários, as instituições, as associações, as juntas de freguesia e todas as forças vivas da sociedade, na promoção de um debate que proporcione uma reflexão sobre os desafios colocados atualmente às comunidades locais nas mais diversas áreas como ambiente, economia, saúde, demografia, educação, coesão, pobreza, etc. No Ano Europeu dos Cidadãos, a iniciativa pretende, acima de tudo, transformar cada cidadão num verdadeiro agente da mudança. Ao todo, decorrerão onze Fóruns Comunitários por todo o concelho, organizados pelas respetivas Comissões Sociais Inter-Freguesias.
Filomena Lamego

Sem comentários: